Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Artigos

Plano B

agosto/2018 - Roberto Alvarez Bentes de Sá

Há três anos em obras, a via de acesso ao Aeroporto de Florianópolis está com apenas 5 quilômetros dos 7,8 quilômetros concluídos. Segundo o secretário de Infraestrutura do estado, Paulo França, a parte mais atrasada fica atrás do Estádio da Ressacada, que ainda não tem obra alguma. Há um viaduto construído no local, mas sem ligação com a Rodovia Diomício Freitas. Quatro empresas entraram com recurso e o processo está parado. Ou seja, parece bem improvável que seja concluído em tempo para o término das obras do aeroporto, previsto para agosto do ano que vem.

Para nos envergonhar ainda mais, o próprio secretário já admitiu a possibilidade de entregar um dos trechos em pista simples, que era previsto em pista dupla, como um “plano B” para cumprir a previsão de entrega (que já foi adiado de novo, agora prometido para o mês de julho de 2019 – somente um mês antes da entrega do novo terminal da Floripa Airport).

Assim, nossa “profecia” ganha ainda mais força, visto que é inevitável imaginar que o poder público mais uma vez falhará deliberadamente, nos envergonhando frente à inciativa privada internacional.

Reforçando o nosso desânimo, o secretário também assumiu recentemente, que estão pendentes 198 desapropriações. Após três anos de obra nos parece muita coisa. Mesmo com a alegação do secretário de que 174 já estariam encaminhadas. Todavia, apenas 42 estão, de fato, pagas e em “um ritmo bastante acelerado”. Até porque, qualquer falha em apenas uma destas desapropriações já pode gerar grandes prejuízos e mais atrasos.

Enquanto isso, segundo a concessionária que administra o Aeroporto Hercílio Luz, os trabalhos no novo terminal de passageiros estão a pleno vapor, com um investimento de mais de R$ 550 milhões.

rabsa.jpg

Roberto Alvarez Bentes de Sá
Presidente do MONATRAN – Movimento Nacional de Educação no Trânsito

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | (48) 99981-1015 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.