Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Artigos

9 anos de luta

novembro/2018 - Roberto Alvarez Bentes de Sá

Neste mês de novembro, o jornal O Monatran completa nove anos de existência. Ao todo, já foram lançadas 106 edições, publicadas mensalmente, sem interrupções, com o objetivo de tratar exclusivamente dos assuntos trânsito e mobilidade.

Em nossa primeira edição, a capa do periódico destacava três assuntos, que continuam sendo prioritários, mas que por conta da morosidade do poder público, pouco avançaram desde então.

Naquela época, era lançada com muito otimismo a Década de Ações para a Segurança Viária que, lamentalvemente, ainda não saiu do papel e do discurso dos dirigentes brasileiros. A conclusão da reforma da Ponte Hercílio Luz era prometida para o ano seguinte – 2010. Enquanto as dificuldades do Detran/SC em suspender as CNHs por excesso de pontos eram reveladas pela primeira vez.

Como é de conhecimento geral da população, de lá para cá, pouca coisa mudou e a carnificina do trânsito nosso de cada dia parece só piorar. Por vezes, confessamos estar quase perdendo as esperanças. Todavia, com uma grande ressalva: perdendo as esperanças no poder público, pois, a cada dia que passa, acreditamos mais que nós, como sociedade civil organizada, podemos fazer coisas grandiosas em prol da vida no trânsito.

Isso porque somente através de uma união de ideais teremos força para exigir ações concretas dos governantes, que tragam de fato uma solução para os problemas do trânsito e a mobilidade de nosso país.

Não queremos mais ações paliativas. Não bastam projetos mirabolantes para daqui 20 anos, que nunca se concretizam. Queremos ver a coisa acontecendo agora, pois para salvar o amanhã, só a educação poderá fazê-lo. E, enquanto não houver uma mudança de postura por parte de quem faz as leis, nossas escolas continuarão ignorando a temática trânsito e nossas crianças continuarão crescendo sem uma consciência de convivência nesse espaço.

Finalmente, nessa data que nos gera tantas reflexões, temos bem definida a necessidade urgente da continuidade deste projeto - uma iniciativa pioneira no país, que não irá se calar, enquanto os governos e a sociedade não perceberem que algo precisa ser feito pelo trânsito brasileiro e é urgente!

Temos a certeza de que a cada edição, nossa luta sai mais fortalecida e é aderida por novos lutadores. E que venham outros nove anos! Mas que nos próximos aniversários, tenhamos notícias melhores para contar!

rabsa.jpg

Roberto Alvarez Bentes de Sá
Presidente do MONATRAN – Movimento Nacional de Educação no Trânsito

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | (48) 99981-1015 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.