Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

CET do Monatran

MONATRAN e Sapiens Parque assinam convênio para construção de Centro Educacional de Trânsito

 Depois de dez anos de lutas, finalmente no dia 14 de abril, tornou-se mais real a materialização de um sonho acalentado no coração da diretoria do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito: a construção de um Centro Educacional de Trânsito (CET).

Na ocasião, foi assinado um convênio de cooperação mútua entre a Sapiens Parque e a entidade, que prevê a cessão de uma área de 5.000 m2 para a construção de um Centro Educacional de Trânsito e de desenvolvimento científico, tecnológico, social, ambiental, de pesquisa e de prevenção a acidentes de trânsito.

Orçada em aproximadamente R$ 4,2 milhões, a implantação do projeto deve contar com recursos do Governo Estadual e Federal, além do apoio da iniciativa privada, inclusive de empresas e fundações internacionais.

Assinaram o convênio, pela Sapiens Parque, os senhores Saulo Vieira (Diretor Presidente), José Eduardo Azevedo Fiates (Diretor Executivo) e Carolina Menegazzo (gerente Executiva); enquanto pelo MONATRAN, os senhores Roberto Alvarez Bentes de Sá (Diretor Presidente), José Carlos Pacheco, Ildo Raimundo Rosa e Rogério Junkes (Conselheiros da entidade).

Saulo Vieira salientou que o ato significou o primeiro passo para a grande jornada que, à frente, se apresenta. “O primeiro passo foi dado. Agora, o MONATRAN, como instituição, irá em busca de recursos que já existem alinhavados e que apenas necessitavam desse documento para efetivar a capitação”, explicou.

Confiante, Roberto Alvarez Bentes de Sá disse acreditar que não terá dificuldades em angariar os recursos. “Muitas instituições já estão comprometidas em nos apoiar. Além disso, eu tenho certeza que, em se tratando de trânsito e do objetivo que nós estamos defendendo - com um centro de pesquisa de estudo de acidentes de trânsito e de formação de crianças e de novas gerações - tenho a impressão de que nós não teremos dificuldades em conseguir esses recursos e o mais rápido possível”, afirmou.

Da mesma maneira, José Eduardo Azevedo Fiates também está otimista e acredita no sucesso do projeto. “A nossa parceria com o MONATRAN vai no sentido de buscar juntos soluções pra construir aqui um centro de referência nacional e mundial em educação no trânsito, em desenvolvimento de tecnologias que melhorem a qualidade de vida e a segurança no trânsito e no estabelecimento de propostas e de conceitos novos, que estabeleçam uma nova forma de tratar a questão do trânsito na cidade”, comentou empolgado.

Já os conselheiros José Carlos Pacheco e Ildo Raimundo Rosa enfatizaram os benefícios que serão oferecidos à sociedade. “Nossa intenção é investir na educação das crianças e quem mais tem a ganhar é a sociedade catarinense. Principalmente porque temos a alegria de acompanhar a instalação de mais uma instituição nacional em nossa bela Ilha de Santa Catarina”, ressaltou.

“A implantação de um Centro Educacional de Trânsito é um caso de iniciativa de médio e longo prazo que implica num investimento humano muito maior, mas que pode nos trazer, no futuro, uma realidade diferente da que nós temos hoje. Além disso, eu espero que este Centro seja um referencial dentro de um sistema que vai investir em pesquisa, em conhecimento e em tecnologia, que certamente vai se refletir nas futuras gerações”, destacou Rosa.

Em mais uma iniciativa inédita no país encabeçada pelo MONATRAN, Roberto Alvarez Bentes de Sá explica que "a realização do projeto será um grande presente para a capital catarinense, que tanto carece de ações voltadas para a melhoria do trânsito”.

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | 3324-0558 | 3333-7984 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.