Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Notícias

Em SC, DENATRAN reitera importância de ações em parceria para um trânsito mais seguro

20/4/2017

Com o objetivo de se inteirar das demandas relacionadas ao trânsito no estado de Santa Catarina, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), do Ministério das Cidades, Elmer Vicenzi, esteve na sede do Departamento de Trânsito (DETRAN) de Santa Catarina, no dia 20 de março.

Elmer considerou fundamental a reunião com o diretor do órgão, Vanderlei Rosso e a equipe. “É necessário manter essa comunicação entre as entidades de trânsito que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”, disse.

O DENATRAN tem como meta, na série de deslocamentos aos estados, evidenciar a transparência nas ações implementadas na área e reiterar o trabalho em parceria, que contribui para um trânsito mais seguro.

Na reunião, o grupo abordou, entre outros assuntos, a emissão de documentos, o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF) e a integração ao RENAINF “Total”.

Por meio dessa ferramenta, até o dia 30 de abril, os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão integrar-se ao sistema que contemplará todas as penalidades, arrecadação e pontuações delas decorrentes, conforme a Resolução CONTRAN nº 637/2016.

SNE – Em relação à adesão ao Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE), O Detran catarinense já formalizou o procedimento. Porém, faltam detalhes técnicos para a operacionalização.

“Este é um serviço que a população de Santa Catarina tem direito: um canal de comunicação mais eficiente com o cidadão, que possibilitará ao condutor infrator pagar multas com descontos de 40%, além de uma redução de custos, já que não será mais necessário os órgãos autuadores enviarem as notificações em papel para as residências”, observou o diretor do DENATRAN.

Segundo Elmer, “as notificações serão encaminhadas eletronicamente e vão permitir que o papel seja eliminado do processo, contribuindo para o incremento de ações de sustentabilidade”.

Itajaí – Ainda no dia 20, o diretor do DENATRAN firmou acordo com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni para adesão ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE). A ferramenta permite o pagamento de multas com 40% de desconto. O município é um dos primeiros a integrar ao Programa. Já as cidades de Balneário Camboriú, Brusque e Navegantes também manifestaram interesse.

Na ocasião, Elmer ressaltou que o foco do aplicativo é a conscientização do condutor e de seu comportamento no trânsito. “Muito mais do que arrecadar, o objetivo é conscientizar o motorista. A notificação mais rápida torna a penalidade mais eficiente, que pretende proporcionar um trânsito mais seguro”, explicou.

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | 3324-0558 | 3333-7984 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.