Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Notícias

CTB 20 ANOS: Quase nada avançou!

27/9/2017

Neste mês de setembro, é “comemorada” a chamada “Semana Nacional do Trânsito” – uma iniciativa do Ministério das Cidades por meio do Denatran, que pouco contribui para a real conscientização de motoristas, pedestres e motociclistas quanto à necessidade do respeito às leis do trânsito.

Diversas vezes já nos posicionamos neste espaço e, em outras oportunidades, pela imprensa a fora, que campanhas de curta duração como esta não são eficientes. Aliás, estudos já demonstram que ações pontuais de educação para o trânsito mais deseducam do que ensinam, pois passam uma ideia equivocada, subliminarmente, de que existem alguns períodos do ano nos quais se deve cumprir as regras de trânsito, tomar cuidado com os riscos ou se interessar pelo assunto, dando a entender que a segurança no trânsito não precisa ser uma tarefa contínua.

Por outro lado, já é comprovado que programas de educação de longa duração, consistentes e com metodologia adequada, funcionam. Por este motivo, lembramos que nosso Centro de Excelência de Trânsito, a ser construído no Sapiens Parque, voltar-se-á, prioritariamente, para a formação educacional no trânsito, pois compreendemos que assim como em outros segmentos a formação educacional contínua é a ferramenta da mudança. Para tanto, investiremos tanto na Escola Infantil de Trânsito, como em um Centro de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas Tecnológicas e Científicas de Trânsito; além da Escola Pública de Trânsito, Centro de Reciclagem de Motoristas, Centro de Capacitação de Professores, entre outros.

Mas, voltando a tal semana, que seria melhor denominada “Semana Nacional da Hipocrisia”... além de seguir um modelo ineficiente, temos percebido um descaso cada vez maior para com a iniciativa. A sua divulgação tem diminuído a cada ano e suas ações têm se demonstrado cada vez mais vazias.

O Dia Sem Carro, por exemplo, não conta com uma campanha de conscientização prévia e as pessoas são pegas de surpresa pela informação de aquele dia deveria ser diferente, desmoralizando ainda mais uma campanha aparentemente fadada ao fracasso, se continuar seguindo o modelo no qual se encontra.

Por fim, nosso sonho é que um dia as autoridades se conscientizem de que as tímidas ações promovidas durante a Semana Nacional do Trânsito deveriam ser estendidas aos 365 dias do ano.

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | 3324-0558 | 3333-7984 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.