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Dirigir cansado é tão perigoso quanto após ingerir bebida alcoólica

20/3/2018

No dia 16 de março, foi comemorado o Dia Mundial do Sono. A data leva à reflexão sobre a importância do bom sono para uma vida saudável. E o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária aproveitou para fazer um alerta que reproduziremos a seguir: dirigir com sono ou cansado é tão arriscado como conduzir veículos após ter ingerido bebida alcoólica.

“Dirigir exige o perfeito desempenho de três funções: a cognitiva (atenção, concentração, raciocínio e agilidade mental); motora (aquela que permite ao condutor reações imediatas) e sensório perceptiva (que abrange o tato, a visão e a audição). Por isso, as paradas periódicas nos trajetos viários mais longos são tão importantes, já que contribuem para a segurança” destaca o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.

Para Edilson Zancanella, médico coordenador do Departamento de Medicina do Sono na Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, o sono está diretamente relacionado ao impacto do acidente de trânsito com morte, já que ao não dormir direito o motorista pode ter sérias alterações na concentração, fator que influencia na forma de conduzir o veículo que pode leva-lo até mesmo a dormir ao volante. “O ronco, a apneia do sono e a insônia são sintomas da má qualidade do sono”, esclarece o médico. Daí vem a sensação de estar sempre cansado, das alterações de memória e de humor. A situação é ainda mais grave quando atinge os motoristas profissionais, que dirigem grandes distâncias.

Recomendações de segurança

As recomendações do OBSERVATÓRIO para os motoristas são simples e podem fazer a diferença: Descanse no dia anterior para seguir viagem com segurança e tranquilidade. Se, por exemplo, sentir sono, pare o veículo em local seguro imediatamente, tome água ou um café e movimente-se. Para garantir a continuidade da viagem com maior segurança, faça uma pausa de 10 minutos antes de retomar para a via ou rodovia. Se estiver cansado, o motorista deve evitar a direção. Ainda que a cafeína possa reduzir o sono, ela não minimiza o cansaço.

Se for percorrer longo trajeto, é importante fazer uma pausa de 10 minutos a cada 150 quilômetros. Na pausa, o ideal é tomar uma xícara de café e lavar o rosto. Quando se vai dirigir é fundamental também alimentar-se bem, preferencialmente, refeições à base de peixes, verduras e legumes. Evite comidas pesadas e gordurosas como feijoada e massas. No caso de enfrentar congestionamento, o melhor é que a parada seja a cada período de duas horas de viagem. Isso porque o estresse e o cansaço são potencializados em condições de congestionamento.

Em viagens durante a noite o cuidado deve ser redobrado, já que o cansaço se manifesta com mais frequência. Para perceber o esgotamento existem também algumas dicas. Uma delas é notar se não consegue se lembrar dos últimos quilômetros percorridos. Outra é sentir os olhos pesados. Perceber se a frequência com que pisca é maior que normalmente, indica, igualmente, sono.

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