Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Notícias

Faixa 3D de Urupema contraria determinação do Denatran

27/11/2018

Há poucas semanas, foi noticiada pela imprensa a inauguração de três faixas de pedestres em três dimensões, na cidade de Urupema. Além de serem consideradas “atrativos turísticos”, as faixas teriam sido feitas com a intenção de trazer mais segurança no trânsito, economizando recursos da prefeitura, já que fazer uma faixa elevada sairia mais caro.

Para os motoristas a sensação é que faixa está alta, e muitos acabam parando. “O que queremos é chamar atenção. Tanto do pedestre que usa a faixa, às vezes ele atravessa antes, então é um convite que se faz que ele atravesse em cima da faixa. E os carros também, para respeitar o pedestre”, explica o Secretário de Turismo, Antenor Arruda.

Todavia, conforme alertou a especialista em trânsito, Márcia Pontes, tal iniciativa está proibida pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), visto que o órgão ainda está desenvolvendo um estudo técnico sobre o assunto, já que não foram identificados quaisquer estudos que comprovem a eficácia e segurança da implantação desse tipo de sinalização.

“Não há na legislação vigente qualquer previsão para a utilização da sinalização tridimensional, visto que esta não respeita os padrões, requisitos e princípios estabelecidos na regulamentação vigente”, alerta ofício circular do Denatran.

“Por fim, ressaltamos que a instalação da faixa 3D não está permitida e o município deve se adequar às normas existentes atualmente”, conclui resposta do Ministério das Cidades a uma solicitação de informações feita pela especialista, no último dia 16 de novembro.

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | (48) 99981-1015 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.