Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Notícias

O aeroporto está pronto! E o acesso?

27/9/2019

Vexame internacional

Agora é fato consumado! O que mais temíamos vai acontecer. Santa Catarina vai protagonizar mais um vexame de proporções globais. A inauguração do novo acesso ao Sul da Ilha, na capital catarinense, e ao terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz acontecerá pela metade, aos trancos e barrancos, e sem iluminação do trecho.

Embora a secretaria de Infraestrutura do Estado faça um jogo de palavras, dizendo que “a obra não será entregue no dia 1º de outubro e seguirá em andamento, pois nesta data, será apenas liberado o tráfego pela necessidade e acordo de ter uma ligação com o novo terminal aeroportuário com as devidas sinalizações”, a verdade é que a incompetência da gestão da obra que se arrasta desde 2014 ficará evidenciada, com uma pitada extra de vergonha adicionada aos 45 do segundo tempo.

No projeto da secretaria (ex-Deinfra), não consta o “detalhe” da instalação da iluminação da via, somente a infraestrutura para realizá-la. Para completar, ainda não se sabe quem vai pagar a conta no futuro. Parece até piada de mal gosto. Mas é a mais pura realidade.

Aliás, por falar em conta, neste mês de setembro, completou 50 meses de impasse na iluminação da Ponte Anita Garibaldi, no Sul do Estado. Desde a sua inauguração, em julho de 2015, nenhum boleto foi pago, somando uma dívida de R$ 369 mil com a Celesc, que não pode cortar o serviço por conta de uma decisão judicial. Enquanto isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) vai empurrando com a barriga, tentando responsabilizar a prefeitura de Laguna, que não reconhece a dívida e luta na Justiça em sua defesa.

Embora o Dnit não admita a responsabilidade por iluminar o trecho da ponte na BR-101, coube ao órgão os reparos ocorridos em alguns momentos onde houve corte de energia por problemas técnicos, como quedas de disjuntores e rompimentos de cabos. Todavia, há a expectativa na cidade de que a concessão do trecho (a BR-101 será licitada à gestão privada ainda neste semestre) possa dar fim ao problema.

Mas voltando à Florianópolis... estamos às vésperas da inauguração “café com leite” da obra que só será concluída em março de 2020 (e olhe lá!). O acesso viário a ser liberado terá dois trechos com apenas duas das quatro pistas previstas. Logo no começo do trajeto para quem sai do Centro sentido Sul da Ilha, a obra ainda está em andamento logo após o viaduto da Seta.

Além disso, após o novo elevado do Carianos, o trânsito estará em uma pista em cada sentido até março do ano que vem, quando o Estado promete entregar o projeto completo, previsto inicialmente para ficar pronto em 2014.

Quanto a iluminação da via, uma reunião entre o governo do Estado e a prefeitura da capital definiu que o município fará o levantamento dos valores para a colocação do sistema, que teoricamente estará concluído no final de outubro. Depois vem a discussão sobre quem pagará o investimento estimado em R$ 7,4 milhões.

Por fim, o município já demonstrou interesse em assumir o trecho do acesso ao Sul da Ilha. Mas a municipalização só poderá ocorrer com a entrega da obra completa, prevista para o ano que vem. E segue o jogo!

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | (48) 99981-1015 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.