Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|349 anos de magia
349 anos de magia
24 de Março, de 2022
Palavra do Presidente
|
By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
349 anos de magia

Carinhosamente chamada de Ilha da Magia, a capital catarinense comemorou, neste mês de março, 349 anos de sua criação. Um pedacinho de terra privilegiadamente localizado no meio do mar ainda possui uma série de desafios a serem superados, mas sua beleza exuberante é inegável.

Todavia, é curioso observar que justamente suas mais belas características são as que trazem maiores dificuldades aos que aqui decidem fixar residência, especialmente, no que diz respeito ao trânsito e à mobilidade urbana.

A falta de opções de ligação com o continente é umas das dificuldades mais gritantes. As três pontes localizadas no centro da Ilha provocam um efeito funil tanto para quem entra como para quem sai e as filas acabam sendo uma constante para quem precisa se deslocar de um lado para o outro.

A solução mais óbvia tem sido estudada há anos, mas até hoje não saiu do papel. Um transporte marítimo de qualidade, ligando a parte continental da cidade, assim como os municípios vizinhos localizados ao redor, à Ilha aliviaria o tráfego pesado de acesso às pontes, além de economizar quilômetros de trajeto para quem precisa se dirigir aos extremos da área insular.

Lamentavelmente, aquele velho jogo de interesses acaba por prejudicar o andamento das raras iniciativas neste sentido.

As lindas montanhas espalhadas por toda a Ilha são outro fator desafiador para a mobilidade da capital. No entanto, a velha máxima, de se fazer uma limonada com os limões que nos são ofertados, se encaixaria perfeitamente, caso houvesse vontade política para se aproveitar deste relevo e construir opções de bondinhos, que levassem a alguns pontos turísticos ou comunidades carentes da cidade, por exemplo.

Mas enquanto esses sonhos estão longe de se tornar realidade, não podemos deixar de parabenizar pelos avanços que têm sido conquistados no âmbito da mobilidade.

Ocupando a terceira posição do eixo Mobilidade, no Ranking Connected Smart Cities 2021, Florianópolis tem apostado em soluções que priorizem o pedestre, reduzam os congestionamentos e promovam deslocamentos mais sustentáveis, como as obras em andamento na Via Expressa Sul e a na Av. Ivo Silveira, que contribuirão para uma Florianópolis mais conectada.

Além do investimento em infraestrutura, a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da capital acrescentou recentemente mais de 1.700 novos horários de ônibus, além de três novas linhas. Uma das metas é facilitar o pagamento da passagem, podendo ser realizado por PIX, cartão de crédito ou débito, e carregamento online do cartão de transporte, com o objetivo de incentivar o uso do transporte público.

A fim de diminuir a lotação dos transportes coletivos nos horários mais buscados, os passageiros têm desconto de R$ 1 nas passagens no período entre 9h e 11h, entre 14h e 16h e as 20h à meia-noite. Além disso, com a Tarifa Vai e Vem, é possível ir e voltar quantas vezes o usuário quiser pagando apenas uma passagem durante o período de três horas. O preço também não sofreu reajuste em 2022, fazendo com que o transporte coletivo permaneça acessível à população e favoreça a retomada econômica.

Outra iniciativa interessante foi a criação do projeto “Domingo na Faixa”. Em todos os últimos domingos do mês, as passagens de ônibus convencionais passaram a ser gratuitas para toda a população.

Embora ainda estejamos muito longe do ideal, ficamos felizes em ver a cidade que escolhemos para sediar nossa entidade se desenvolvendo. Parabéns Florianópolis pelos seus 349 anos de existência e que, muito em breve, possamos ter muito mais motivos para comemorar!

ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ

Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito