Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|A hora do voto
A hora do voto
24 de Outubro, de 2022
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
A hora do voto

Enfim, o século XXI está iniciando, os tempos são outros...

Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Uma onda de protestos e revoluções no Oriente Médio e no Norte da Africa, conhecida como a Primavera Árabe, fez a população ir às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições de vida.

Três anos depois, em 19 de junho de 2013, eclodiu na Avenida Paulista o protesto pelo aumento nas tarifas de transporte público. De início manifestações violentas eram patrocinadas por grupos radicais que estimularam os “black bloks” ao quebra-quebra generalizado. Isso obrigou o prefeito Fernando Haddad, do PT e o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, voltarem atrás e reduzir o valor das passagens de ônibus e de metrô.

A sociedade amedrontada com a violência das manifestações e com a crise econômica que se avizinhava, substituiu as cores da Avenida Paulista, adotou o verde e amarelo, foi para rua, pacificamente, e passou a dizer em alto e bom som que “não são só os 20 centavos”.  Logo o movimento se expandiu pelo Brasil.

Simultaneamente a Operação Lava Jato desvendava para o mundo, provas contundentes daquela que foi considerada a maior iniciativa de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro do Brasil.

A crise econômica acelerou em 2014, se avolumou em 2015/16 e resultou em uma grande depressão. O produto interno bruto (PIB) do país caiu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016, e no final levou a queda da presidente da República, que não tinha mais condições políticas para resistir às pressões sociais condenando a corrupção.

Esses acontecimentos fortaleceram a democracia.  Hoje o cidadão brasileiro não quer apenas votar, mas participar.  Ativo nas redes sociais, deixou de ser expectador para ser ator e faz questão de influenciar nos grupos de internet a que pertence. Repudia toda e qualquer forma de controle da mídia, de censura, faz chacota com as agências de controle, não acredita na velha mídia consorciada, nas pesquisas duvidosas, não depende de uma única fonte para formar sua opinião e não aceita a judicialização da política. A consequência de tudo isso pode ser observada pelos programas políticos obrigatórios que se transformaram em verdadeiros desertos. E, mesmo assim, só usando as redes sociais, grande parte dos eleitores já estão informados sobre os candidatos.

O voto é um espelho da consciência de cada um e a escolha não é de um nome, mas de um rumo que cada qual escolhe para si e para os seus. Afinal, política tem lado e o tempo de ficar em cima do muro já se esgotou.

Basta olhar para os dois lados e fazer sua opção. Quem não mostra seu projeto de governo está claramente dizendo a seu eleitor que sou o que sempre fui.

Necessário se faz ficar alerta pois o voto reflete lá na frente a realidade em que viverão nossos filhos e netas. Valores históricos que herdamos, como D´us, Família, Liberdade, Constituição, são inegociáveis.

Ao votar o eleitor deve lembrar que é fácil verificar o que seu candidato será capaz de fazer com esses valores essenciais. Basta olhar para a América Latina e ver como estão os vizinhos e com quem os candidatos têm maior afinidade pessoal e política.

Por último, e não menos importante, verifique as obras concluídas por seu candidato, principalmente as de infraestrutura. Obras no Brasil, obviamente!  A partir desse ponto, examine se o escolhido se preocupará com a segurança e a eficiência do trânsito, do transporte público e de cargas, em todas suas modalidades.

Ao exercer seu direito de cidadania, faça um exercício de futurologia e visualize a vida que terá a próxima geração de seus familiares e amigos.

Feliz Voto Consciente!!!

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.