Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Enfim inaugurada!
Enfim inaugurada!
22 de Maio, de 2021
Palavra do Presidente
|
By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
Enfim inaugurada!

No último dia 13 de maio, dia em que a Ponte Hercílio Luz completou 95 anos, finalmente foi liberado o trânsito de carros na via, independentemente do número de ocupantes e sem restrição de horários. Enfim, de segunda a sexta-feira, nossa tão aguardada ponte restaurada tornou-se uma importante ferramenta para desafogar o trânsito entre a Ilha e o Continente da capital catarinense.

Aos sábados, domingos e feriados, continua a exclusividade para pedestres e ciclistas, possibilitando aos moradores e turistas momentos de contemplação e conexão do monumento à comunidade. Uma oportunidade única para se examinar bem de perto este patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, que tanto nos enche de orgulho!

Mesmo já tendo passado pela ponte restaurada algumas vezes, fiz questão de reservar um domingo deste mês de maio para visitar nossa Hercílio Luz com um olhar mais crítico e pude constatar “in locu” a magnitude desta obra! Extremamente bem executada em cada detalhe, com a utilização de tecnologia de ponta e que confere à construtora Teixeira Duarte, responsável pelas obras, as mais altas congratulações!

Sabemos dos desafios a que foi submetida a empresa portuguesa, mas é inegável o sucesso da execução do restauro, que nos devolveu não só uma ligação entre Ilha e Continente, mas toda uma história, nosso símbolo maior, que só faz enaltecer o perfil arrojado do catarinense.

Porém, ao caminhar cuidadosamente pela “Velha Senhora”, atravessando de um lado para o outro, ida e volta, uma preocupação me roubou a tranquilidade: a necessidade de um plano cuidadoso de manutenção desta ponte que merece todo o zelo, não só por parte do Poder Público, mas da população como um todo.

A população tem que se conscientizar da sua responsabilidade não apenas em não degradar o patrimônio público, como também ajudar na fiscalização deste monumento que é de todos nós! Até para que não aconteça o que aconteceu quando a ponte precisou ficar anos fechada à população, pelo abandono e pela falta de cuidado, que só vai trazer a necessidade de novos investimentos altos, facilitando a ação de corruptos que se aproveitam destas oportunidades. Mas este é assunto para um outro momento.

O que precisamos agora é cobrar das autoridades uma fiscalização constante a fim de coibir a ação de vândalos, para que não haja mais situações como o roubo de fiação, nem mesmo as pichações, infelizmente, já observadas na obra “concluída” há tão pouco tempo.

Enfim, finalmente, temos uma ponte verdadeiramente inaugurada, que aliás nem podemos mais chamar de “Velha Senhora”, mas sim, “Jovem Senhora”, completamente renovada. Porém, especialmente por conta da ação da maresia, é extremamente necessário que se faça a manutenção da estrutura, sob pena de se ver escorrer pelas mãos todo o investimento aplicado.

Senhores governantes, não vamos repetir o erro que a administração passada cometeu com a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Apesar de todos os esforços do nosso saudoso Luiz Henrique da Silveira, os governantes que o sucederam simplesmente não cumpriram com o acordado, deixando a Catedral a mercê do tempo, sem concluir a última fase da restauração, colocando a perder tudo o que foi feito anteriormente.

Por fim, que haja uma vigilância 24 horas nesta Ponte que é o símbolo do nosso Estado pelo mundo afora e que tanto progresso trouxe para a capital catarinense.

ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ

Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito