Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Férias e Festas Conscientes
Férias e Festas Conscientes
29 de Dezembro, de 2023
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Férias e Festas Conscientes

Cuidados, Dicas e Alertas para uma Jornada Segura

Caros leitores, enfim chegou a melhor época do ano. É tempo de confraternização, de encontrar amigos e familiares, desejar votos de Paz, Amor, Prosperidade e saúde. Tempo de voltarmos nosso olhar para o próximo, ser solidário, praticar a caridade, cuidando sempre para que a mão esquerda ignore o que faz a direita.

Lembre-se de que neste período do ano é normal existir uma certa ansiedade no ar, pois todos ao mesmo tempo querem terminar seus afazeres, deixar de lado o relógio do cotidiano, festejar a vida e, na medida do possível, encontrar uma forma para renovar energias. Cuidado! Não se deixe contaminar pela impaciência!

As festas e férias de fim de ano são um momento especial, enriquecedor para todos nós. Em respeito às diferentes convicções de nossos leitores, deixaremos de tratar o significado transcendental das comemorações de final de ano, o que não significa subestimar a importância espiritual do que se comemora.

Trataremos dos cuidados que as pessoas devem ter ao planejar suas viagens, o que muitas vezes é deixado de lado e acaba por resultar em situações constrangedoras e, muitas vezes, trágicas.

Antes, porém, de tratar especificamente, seguem algumas dicas de cunho pessoal para serem pensadas, se possível praticadas, e que podem ajudar a mudar, suavemente, o estilo de vida durante as férias e festas e, quiçá, ao longo do ano.

Segundo a Anytime Fitness, para muitas pessoas, a temporada de férias é a época mais movimentada do ano. São tantas as reuniões sociais e festas de trabalho que muitas vezes quase não sobra energia suficiente para celebrar a vida. Priorizar o autocuidado e exercitar a palavra não é uma prática que muitas vezes deve ser considerada.

Isso significa, também, ganhar tempo para o bem da mente e do corpo e desestressar. Uma boa ideia de fim de ano é andar, dançar ao som das músicas natalinas, manter-se ativo.

O movimento libera endorfinas, melhora o humor, o bem-estar mental, ajuda nos sintomas de ansiedade e depressão e até atrasa o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

A respiração consciente associada ao movimento é uma ótima maneira de desenvolver resiliência ao estresse e à ansiedade e permitir que se concentre novamente no que é importante.

Lembre-se de que a gratidão faz um bem tremendo para a alma e para o corpo. As pessoas que são rotineiramente gratas têm menos estresse. A gratidão está ligada a uma melhor saúde cardiovascular e até à redução da dor crônica.

As celebrações de fim de ano e o próprio período de férias são muitas vezes realizados em torno de uma mesa cheia de comidas tradicionais que podem ter um significado especial ou até mesmo servir a um propósito espiritual. Aqui cabe rever conceitos, buscar a moderação saboreando cada um dos pratos e que o comedimento à mesa enseje a mesma prática em outras situações do cotidiano.

Agora, lembrando o que se quer de si próprio nas festas e férias que chegam, é hora de pensar na viagem de fim de ano, revisar o carro, escolher o destino, reservar passagens, verificar documentos pessoais e do veículo e outros procedimentos, não esquecendo de deixar tudo organizado em casa, no trabalho, na escola e, se for dirigir, fazê-lo defensivamente.

Porém, tem um ponto que precisa ser muito bem pensado, pesquisado e revisado, uma, duas ou três vezes se necessário. Estou falando especificamente do Destino.

É necessário se informar e muito bem. Por exemplo, no último dia 18 de dezembro, o site do jornal ND+, de Florianópolis, SC, publicou uma matéria com o título: Maior rodovia de SC entra em Colapso e Ministério Público quer Providências. Informava que a SC-401, importante rodovia estadual de Santa Catarina, simplesmente parou, sucessivas vezes, neste final de semana, 16 e 17 de dezembro de 2023, e o maior fluxo da temporada sequer chegou.

O promotor Daniel Paladino disse ao Jornal que "Ninguém ia e ninguém voltava. Imagine o que vai ser o veraneio". Na verdade, a capital de Santa Catarina é uma das cidades mais aprazíveis do Brasil, e as praias do norte da Ilha são as mais procuradas do Estado.

Entretanto, os responsáveis parecem estar de costas para a realidade que se apresenta e insistem em não perceber que grande parte dos destinos dos motoristas desta via são praias que estão situadas em baias de águas calmas e que o transporte marítimo público de qualidade é uma necessidade cada vez mais premente e uma alternativa absolutamente viável, além de ser uma reivindicação antiga de moradores, empresários e turistas.

Infelizmente, a cidade com suas maravilhosas praias, ainda uma das mais tranquilas do Brasil em termos de segurança pública, está à beira de um colapso em suas vias de trânsito, principalmente a 401, que liga o centro da cidade às belas praias do Norte da Ilha, conforme indica o ND+, prestigioso jornal de Santa Catarina.

Assim, necessário se faz também o redesenho do trânsito, a proibição de ocupação das vias para comemorações de fim de ano, o aumento dos efetivos da polícia militar, a triplicação de pistas, a instalação de polos de saúde ao Norte e ao Sul da Ilha. A esse respeito, é importantíssimo salientar que o atendimento hospitalar se concentra no centro da cidade, inatingível a curto prazo durante as festas de fim de ano, nos horários de pico de verão e por ocasião de fortes tempestades.

O turista ao definir sua viagem, não importa para onde, deve considerar quais são as condições que irá encontrar no destino escolhido. Evidente que só trocar o endereço do congestionamento não vai mudar o polo provocador de estresse e não será a melhor alternativa.

Caro leitor, não importa para onde for, informe-se e ao fazer sua escolha, verifique antes as condições climáticas para o seu período e lembre-se de que o percurso deve ser curtido e agradável, porque faz parte das férias, e respeite rigorosamente o Código de Trânsito Brasileiro.

Feliz Natal e um Ano Novo Pleno de Saúde, Amor, Prosperidade, Fé e Paz!!!

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.