Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasMais de 650 brasileiros são multados por dia pelo uso do celular no trânsito
Imagem Contato
27 de Maio, de 2022
Notícias
|
By ELLEN BRUEHMUELLER
Mais de 650 brasileiros são multados por dia pelo uso do celular no trânsito

Mesmo sabendo dos riscos, o uso do celular no trânsito é uma das infrações mais flagradas no Brasil. Foram mais de 240 mil multas só em 2021.

Já está mais do que comprovado que o uso do celular no trânsito é uma das principais causas de distração ao volante. No entanto, saber disso não é o suficiente para impedir que os condutores o utilizem.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostram que essa é uma das infrações mais flagradas no Brasil. A grande campeã ainda é o excesso de velocidade, mas talvez pelo fato de ser mais fácil de ser verificada (através de equipamentos eletrônicos de fiscalização). Basta sair às ruas, porém, para constatar que o número de pessoas que usam o celular ao volante é muito mais frequente do que a fiscalização consegue registrar.

De acordo com os números retirados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), referentes ao ano de 2021, cerca de 675 brasileiros se arriscam todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigem, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil. No total, foram registradas 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no ano de 2021 no Brasil.

Ainda conforme o Renainf, entre os estados brasileiros que se destacam por acumularem os maiores números desse tipo de infração, São Paulo lidera concentrando mais de 22% dos registros nesse período, com 91.362 ocorrências. Em seguida vêm os estados de Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações contabilizadas, respectivamente.

Tecnologia embarcada nos veículos: segurança ou distração?

Pesquisas mapeadas pela Abramet indicam que o telefone celular é o responsável por quase 50% das atividades que resultam em Falha de Atenção ao Conduzir (FAC).

Além do perigo de provocar sinistros graves, inclusive gerando vítimas fatais, o uso do celular no trânsito é uma infração de natureza gravíssima.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aquele que for flagrado pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirige, terá que desembolsar R$ 243,47 em multa, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para Antônio Meira Júnior, presidente da Abramet, essa atitude coloca em risco a própria integridade do condutor infrator. Além, é claro, de todos aqueles que compõem a dinâmica do trânsito.

“Os números refletem parte um problema que deve ser enfrentado por todos. Possivelmente o número de pessoas que utilizam o celular na direção é muito maior. E isso nos leva a reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade. E nesse sentido, reduzir os sinistros e preservar vidas no trânsito”, afirma.

Dirigir às cegas

Conforme Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, dirigir é um ato que exige muito do condutor. Segundo ele, todas as capacidades físicas, mentais, a concentração, a atenção, a disposição, o bem-estar, influenciam na segurança com que é feita a condução.

“O uso do celular no trânsito se tornou um grande problema. As pessoas não conseguem resistir aos benefícios de ter à mão não só um telefone, mas um computador. Ele coloca o condutor em contato com as redes sociais, com as notícias dos sites que ele gosta e assim por diante. Combinando a falta de percepção dos perigos que existem no trânsito com esta vontade de usufruir de tudo o que a tecnologia oferece, nós temos a receita de um fator cada vez mais presente nos acidentes de trânsito, que é a distração causada pela tecnologia de comunicação”, explica.

Ainda segundo o especialista, cada segundo de distração significa percorrer 17 metros sem olhar devidamente para o que está acontecendo no trânsito.

“Em velocidades maiores, como a 100 km/h, um segundo significa dirigir 27 metros às cegas. Já, a 110 Km/h significa 30 metros às cegas. Ou seja, em vias urbanas tem situações onde para ler uma mensagem que foi postada numa rede social, o condutor pode passar uma quadra inteira sem dar a devida atenção para aquilo que está na sua frente”, alerta Mariano.

Para Mariano, mesmo as ligações feitas pelo sistema viva-voz representam perigo. “A atenção dedicada à conversa telefônica, em muitos casos, já pode ser aquela atenção que vai faltar para o condutor conseguir, por exemplo, se livrar de uma situação de risco”, finaliza.

Campanha

Por ocasião do Maio Amarelo 2022, a Abramet preparou a campanha Toque pela Vida. O objetivo é contribuir no esforço de prevenção ao sinistro de trânsito. Além disso, para a conscientização da sociedade sobre a responsabilidade de cada cidadão na construção de uma mobilidade saudável e segura. Ela terá duração de um ano e destacará os principais fatores que influenciam na segurança e na saúde dos condutores. Como, por exemplo, uso do celular no trânsito, consumo de álcool e drogas, excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, da “cadeirinha” e do capacete, sono, saúde do condutor e condições do veículo.

“Ao apoiarmos o Maio Amarelo, damos mais uma contribuição para este debate. Nesse sentido, chamamos a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção. E, ainda, alertando para alguns fatores de risco de sinistro. Como, por exemplo, o uso do celular no trânsito”, acrescenta Meira Júnior.