Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasMorre Colombo Machado Salles
Imagem Contato
29 de Novembro, de 2023
Notícias
|
By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
Morre Colombo Machado Salles

Governador visionário que transformou a mobilidade na capital catarinense

Neste mês de novembro, Santa Catarina se despediu de seu ex-governador Colombo Machado Salles (97), cuja gestão deixou um impacto duradouro em Florianópolis e no Estado como um todo. Seu legado é notável, especialmente nas obras que transformaram a mobilidade na capital.

Como não podia ser diferente, destacamos a construção da ponte que leva seu nome e liga a Ilha ao Continente, em Florianópolis,  inaugurada em 8 de março de 1975. A gigante de 1,2 quilômetro de extensão levou quatro anos para ser concluída e custou 150 milhões de cruzeiros. Na época de inauguração, a ponte operava nos dois sentidos e tinha capacidade para 60 mil veículos diários nos dois sentidos, que eram divididos por uma mureta de concreto.

A Colombo Salles é uma das três pontes do complexo que liga a Ilha de Santa Catarina ao Continente, e foi a segunda a ser construída, com o intuito de desafogar o trânsito da ponte Hercílio Luz, de 1926. O lançamento da ponte foi uma grande festa popular e reuniu milhares de pessoas. A fita inaugural foi cortada pela esposa de Colombo Salles, Dayse. Em seguida, o casal cruzou a ponte a bordo de um VW Brasília, enquanto o povo acompanhava o trajeto a pé.

Atualmente, cerca de 120 mil veículos cruzam diariamente a Ponte para deixar a Ilha. Mas o ex-governador fez muito mais pelo Estado. Sua gestão também implantou 85 mil linhas telefônicas no Estado, entre outras realizações como o aterro da Baía Sul e as rodovias SC-401 e SC-404, evidenciando um comprometimento inigualável com o desenvolvimento do Estado. Sem dúvida alguma, a visão arrojada desses projetos não apenas conectou regiões, mas também estimulou o crescimento econômico e social.

Obviamente, a importância de Colombo Salles para a mobilidade em Florianópolis é inegável, moldando uma cidade mais acessível e eficiente. Mas, além de sua visão arrojada e pioneira, não posso deixar de mencionar a constante valorização do trabalho desempenhado pelo nosso MONATRAN. Das vezes em que estive com ele, em companhia do nosso ex-diretor, José Carlos Pacheco, que foi seu chefe de gabinete,  quando governador, sempre elogiava o trabalho da entidade e me estimulava a continuar com essa missão, que ele dizia ser nobre!

Ao lamentar sua partida, é justo celebrar o legado deixado por Colombo Machado Salles, um líder cujas realizações continuam a ser fundamentais para o progresso da capital catarinense. Sua visão e compromisso com o desenvolvimento sustentável permanecerão como pilares inspiradores para as gerações futuras.