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Bicicletas e motos nas rodovias e vias públicas
22 de Abril, de 2025
Palavra do Presidente
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By DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR
Bicicletas e motos nas rodovias e vias públicas
Exatamente, a segurança no trânsito busca, acima de tudo, prevenir lesões graves e salvar vidas. Acidentes envolvendo ciclistas e motociclistas frequentemente resultam em traumas severos, como fraturas, lesões na coluna e danos neurológicos, que demandam cuidados intensivos em prontos-socorros. O uso de capacetes, equipamentos de proteção e respeito às leis não só reduzem a gravidade das lesões, mas também diminui a pressão sobre o sistema de saúde, liberando recursos para outras emergências.

Além disso, campanhas educativas são vitais para conscientizar todos os usuários das vias sobre os riscos e a importância de cada um fazer sua parte para garantir um trânsito mais seguro.

A segurança de motociclistas e ciclistas nas rodovias e vias públicas é um tema crucial. No Brasil, acidentes envolvendo esses veículos são uma das principais causas de mortalidade no trânsito, especialmente entre jovens. Fatores como excesso de velocidade, consumo de álcool e distrações ao volante, como o uso de celulares, aumentam significativamente os riscos. Além disso, a infraestrutura das vias e a falta de campanhas educativas contribuem para o problema.

Recentemente, novas regulamentações foram introduzidas, como a obrigatoriedade de capacetes certificados pelo Inmetro e o uso correto do enfivelamento, visando reduzir os índices de acidentes fatais. Também há esforços para conscientizar os motociclistas sobre o respeito às normas de trânsito e a importância de equipamentos de segurança.

No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece diversos artigos para garantir a segurança de ciclistas e motociclistas. Aqui estão algumas das principais:

Para Ciclistas:

  • Distância de Segurança: Os veículos motorizados devem manter uma distância mínima de 1,5 metros ao ultrapassar bicicletas.
  • Prioridade no Trânsito: Ciclistas têm prioridade sobre veículos motorizados, mas devem ceder passagem aos pedestres.
  • Uso de Ciclovias: Sempre que disponíveis, ciclistas devem utilizar ciclovias ou ciclofaixas.
  • Equipamentos Obrigatórios: Bicicletas devem estar equipadas com campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais) e espelho retrovisor do lado esquerdo. Capacete adequado é obrigatório.

Para Motociclistas:

  • Uso de Capacete: É obrigatório o uso de capacete com viseira ou óculos de proteção, devidamente certificado pelo Inmetro.
  • Proibição de Malabarismos: É proibido realizar manobras perigosas, como empinar a moto.
  • Respeito aos Limites de Velocidade: Motociclistas devem respeitar os limites de velocidade e evitar ultrapassagens perigosas.
  • Transitar com Farol Aceso: Mesmo durante o dia, é obrigatório o uso do farol baixo aceso.

Essas regras são fundamentais para promover um trânsito mais seguro e harmonioso.

Quais são as penalidades por violar essas leis?

As penalidades para ciclistas e motociclistas que violam as leis de trânsito no Brasil estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Aqui estão algumas delas:

Para Ciclistas:

  • Multa por condução inadequada: Ciclistas que circularem em locais proibidos ou de forma agressiva podem receber uma multa de gravidade média, no valor de
  • R$ 130,16, além da remoção da bicicleta.
  • Infrações leves: Pedestres e ciclistas que desrespeitarem regras básicas, como atravessar fora da faixa ou conduzir bicicletas em áreas não permitidas, podem ser multados em valores equivalentes a 50% de uma infração leve, cerca de
  • R$ 44,19.

Para Motociclistas:

  • Multa por falta de capacete: Motociclistas que não utilizarem capacete ou usarem capacetes inadequados podem ser multados e ter a moto apreendida.
  • Manobras perigosas: Realizar malabarismos ou manobras arriscadas pode resultar em multas graves e suspensão da habilitação.
  • Excesso de velocidade: Ultrapassar os limites de velocidade pode gerar multas que variam conforme a gravidade da infração.

Além disso, campanhas educativas são vitais para conscientizar todos os usuários das vias sobre os riscos e a importância de cada um fazer sua parte para garantir um trânsito mais seguro.

DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR

Diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)