Dicas para Momentos de Felicidade!!!
O mês de julho está chegando, e com este as tão aguardadas férias de inverno, tanto para as crianças, adolescentes quanto para seus familiares, que aproveitam para realizar uma viagem especial onde todos possam conhecer novos lugares e interagirem mais intensamente.
Lembre, o percurso faz parte da viagem, assim como o destino. E, aqui se tem uma importante reflexão para se fazer. Ao se deslocar para algum lugar, a ansiedade e a pressa são péssimos companheiros de viagem. Não só pelo risco que representa como também por desperdiçar a oportunidade de apreciar paisagens exuberantes que vão se descortinando ao longo do trajeto.
Os viajantes experientes enfatizam esse aspecto e recomendam a busca por locais que permitam vivenciar situações novas, que estejam bem longe do estresse do cotidiano. Assim, a regra número um é evitar, na medida do possível, os hábitos e as correrias que se faz ao longo do ano. Nem pensar em trocar um congestionamento por outro.
O Brasil é altaneiro e sua riqueza cultural e natural satisfaz todos os gostos e bolsos, não faltando opções para os que buscam descanso, novas distrações, jogos, brincadeiras e novos conhecimentos.
No entanto, é fundamental estar atento à segurança no trânsito. Afinal todos querem trazer das férias as melhores lembranças. Para isso basta ficar concentrado às regras universais da direção cidadã, evitando o uso irresponsável do celular ao volante, a ingestão de bebida alcoólica e a velocidade.
Nesta matéria, vamos apresentar dicas essenciais para aproveitar as férias de inverno sem ultrapassar os limites aceitáveis de risco.
Aqui um ponto de destaque: as férias de julho duram geralmente duas semanas e os adolescentes e as crianças estão no meio de seus cursos, portanto mais inquietos e ansiosos que os adultos. Para eles não há tempo a perder e vibram pelas novidades que os esperam.
O caro leitor já ouviu centenas de vezes sobre os cuidados para se preparar uma viagem. Mas, conto com sua paciência, para mais uma vez frisar sobre a importância do planejamento, começando pelo veículo, pneus e itens de segurança.
Obvio, mas fundamental alertar, que durante o percurso quem dirige não bebe, e ao chegar ao destino o consumo de álcool deve seguir a mesma advertência.
Dessa forma, necessário se faz buscar alternativas criativas para suas férias, como organizar ou participar de jogos e de brincadeiras, ir a locais com música animada, dançar, jogar conversa fora, ler um romance, e visitar pontos pitorescos, históricos ou de importância cultural.
Assim, de maneira lúdica, adultos e crianças vão acrescentando conhecimento, pois viajar - com perdão do trocadilho - é ampliar horizontes. Sempre haverá opções de entretenimento que não dependam do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Durante as férias de julho, quando as estradas estão mais movimentadas, é essencial que todos estejam conscientes dos riscos de beber e dirigir, assim como do excesso de velocidade e do uso irresponsável do celular ao volante. Desligue o smartphone, utilize sistemas de viva-voz ou invista em dispositivos de mãos livres para garantir que sua atenção esteja exclusivamente voltada para a direção.
Encoraje seus amigos e familiares a se comprometerem mutuamente com esses objetivos, mantenham as crianças nas cadeirinhas, e todos os passageiros com os respectivos cintos de segurança, inclusive nos bancos traseiros.
Conscientize-se dos perigos envolvidos e da importância de cuidar não apenas de si próprio e de seus acompanhantes mas também da segurança das outras pessoas. Apoie e respeite os policiais rodoviários que estão nas pistas, expondo suas próprias vidas para proteger as suas.
Aliás, no século XXI, não existe nada mais retrô do que embriagar-se. Os novos tempos são marcados pela vida saudável e pela presença da Inteligência Artificial. A busca da tranquilidade e do bem-estar, ao contrário do passado, não dependem do uso de aditivos. Use de criatividade e do bom senso para lá chegar.
Aproveite as férias de inverno, pois é uma oportunidade única para criar memórias inesquecíveis. No entanto, é fundamental que essas lembranças sejam positivas, felizes e seguras. Ao seguir essas dicas, você garantirá que todos retornem para casa com um sorriso no rosto.
Celebre as férias de julho!!!
Jornalista, Mtb 0083569 / SP/BR, Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – Cesusc, Membro Titular da Academia Brasileira de História, Comendador da Veneranda Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, foi Prof. Adj. Dr. da UFSC, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, ex-Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, Secretário-Executivo do GERAT da Casa Civil da Presidência da República, Conselheiro Consultivo do Movimento Nacional de Educação no Trânsito – MONATRAN e TWO FLAGS POST – Publisher & Editor-in-Chief.