Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Cartas
Abril de 2021
27 de Abril, de 2021

Guerra

Muito interessante o texto do editorial, aplicando o conteúdo do livro “A arte da guerra” à luta diária que enfrentamos no trânsito. Sem dúvida alguma, conhecer o inimigo é fundamental. Porém, assim como os nossos governantes parecem desconhecer a envergadura do problema, muitos pseudo motoristas se lançam de peito aberto nesta batalha fatal. Que esta reflexão chegue na mente de quem tem que chegar!

Jonas Ribeiro – Brasília/DF

 

Pesadelo

Um absurdo aquela história do motorista que não cabe no próprio carro. Para começar, o “amigo” que vendeu o automóvel já deveria ter perdido este título faz tempo. Que vergonha para a Mercedes Benz também. Que carro é esse que não comporta um homem de 1,93m de altura?

Mônica Oliveira – São Paulo/SP

 

Viva Floripa

Assim como o Montran, também escolhi Florianópolis para ser a sede da minha vida! Cidade de gente acolhedora e belezas naturais incomparáveis! Uma pena que não seja administrada da maneira que deveria. A falta de mobilidade então, é um capítulo à parte. Com tanto potencial para desenvolver o transporte aquaviário, fica patinando nas suas filas intermináveis no asfalto. Mas não perco as esperanças de ver uma Floripa do jeito que ela merece!

Sérgio Coelho – Florianópolis/SC

 

Placas do Mercosul

Essa história das placas do Mercosul já está uma vergonha. Que novela! Por que não analisam direito essas regulamentações antes da legislação entrar em vigor? Teria sido melhor aguardassem todas estas definições, ao invés de ficarem nessa palhaçada de ir e voltar das decisões. E, como sempre, quem paga é o contribuinte.

Helena Meurer – Joinville/SC

 

Vitrine da Vida

Como sempre, o artigo do Dr. José Roberto Dias tem aquela precisão cirúrgica ao tratar de um tema tão sensível como o trânsito. Sem dúvida alguma, o sistema de trânsito e transporte é uma vitrine da vida e só reflete aquilo que somos como nação. Todavia, o ponto crucial de suas palavras foi a conclusão evidenciando a força divina como a única solução definitiva para os nossos desafios.

Arlete Zimermmann – Campo Grande/MS

 

Procon

Parabéns ao Procon de Santa Catarina por estar atento ao descaso das empresas do Transporte Público da Grande Florianópolis! É inadmissível a postura dessas empresas diante da pandemia que estamos vivendo. Uma falta de humanidade lamentável, obrigando a população menos favorecida a se aglomerar dentro dos seus veículos por pura mesquinharia.

Juliana Fávere – São José/SC

 

Por que ceder?

Muito bom o artigo do Dr. Dirceu Rodrigues! De fato, nossa sociedade vive um problema de consciência e bom senso terrível. É impressionante a dificuldade que as pessoas têm em ceder. A maioria só pensa em levar vantagem e manter uma postura gentil, muitas vezes, é vista como fraqueza pela sociedade. Precisamos mudar esta realidade o quanto antes, a começar por cada um de nós!

Simone Weber – Rio de Janeiro/RJ

 

Estatísticas

Impressionante a matéria que mostra o Mapa da Violência no Brasil! Chega a ser inacreditável considerar que os acidentes de trânsito matem mais do que os crimes violentos no país. Não é à toa que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de mortes por acidentes de trânsito. Que tristeza! Quantas vidas perdidas pela falta de bom senso de alguns.

Fernando Meira – Curitiba/PR

 

Custos do SUS

Super concordo com o Projeto de Lei que pretende que o condutor embriagado que cometer crime de trânsito seja obrigado a ressarcir custos do SUS. É um absurdo que a sociedade precise pagar a conta desses irresponsáveis, que se recusam a compreender o óbvio: que álcool e volante não combinam.

Roberto Telles – Porto Alegre/RS

Março de 2021
31 de Março, de 2021

Transporte marítimo

Acho uma vergonha o Governo do Estado Noticiar que ainda vai demorar pelo  menos  mais  três  anos  para o  transporte  marítimo ser implantado na  Grande  Florianópolis.  Gente, as vias já estão prontas! É só fazer uma meia dúzia de deques para transbordo e deu! Que mania que esses administradores públicos têm de complicar as coisas. Parece até má vontade. Só posso lamentar.

Jonas Ribeiro – Florianópolis/SC

 

Segunda década

Espero que dessa vez o Governo Federal não seja omisso com relação a Década Mundial de Ações de Trânsito. Pois, só temos chance de obter bons resultados, se contarmos  com  a  boa  vontade  do  governo  federal  para  coordenar  ações  regionais  pelo  país  e  gerar  dados  que  permitam  a  estados,  municípios,  instituições públicas, privadas e organizações voluntárias que tenham acesso a dados e informações sobre o que deve ser feito para atingir a meta da 2ª Década.

Mônica Docki – Brasília/DF

 

Pandemia

Impressionante o resultado da pesquisa apresentada pelo Dr. José Dias! É lamentável que as pessoas não tenham o mínimo de civilidade e se aproveitem da preocupação com a pandemia para desrespeitar as leis de trânsito. Em um momento de tanta dor como o que estamos vivendo, poderíamos ao menos poupar algumas vidas no trânsito.

Sérgio Fagundes – São Paulo/SP

 

Velocidade

Muito importante salientar as implicações da velocidade exagerada no trânsito conforme apresentado pelo Dr. Dirceu Rodrigues. De fato, quanto maior a velocidade, maior a  energia  cinética e maior  a  possibilidade de lesões mais graves. Precisamos aprender, de uma vez por todas, que estamos todos sujeitos a sermos um corpo estendido no chão, se não trafegarmos seguindo as normas de segurança.

Sidnei Freitas – Rio de Janeiro/RJ

 

DPVAT

Muito bom esse aplicativo da Caixa para receber o DPVAT! Espero que agora, finalmente, os atravessadores de plantão percam a oportunidade de lesar a população já tão sofrida. Em poucos cliques, a própria pessoa pode solicitar sua indenização. A notícia do prêmio zero para o DPVAT 2021 também é muito bem vinda e só comprova a má gestão da Seguradora Líder.

Fabiana Mendes – Campo Grande/MS

 

Documento Impresso

Acho muito boa a possibilidade de termos nossos documentos ao alcance do aparelho celular. Porém, entendo que o documento impresso precisa continuar existindo. Especialmente, os documentos relacionados aos veículos. Parabéns ao Tribunal  Federal  da  4ª Região (TRF4) pela determinação da obrigatoriedade da emissão dos documentos físicos pelos Detrans!

Évellyn Ramos – Porto Alegre/RS

 

Avaliação Psicológica

Muito bom o projeto de lei da deputada Christiane Yared, que pretende tornar  a  avaliação  psicológica  obrigatória  no  processo  de  renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Aliás, essa regra já deveria existir faz tempo. Me parece óbvio que, com a avaliação psicológica na renovação da CNH, o psicólogo especialista em trânsito poderá identificar comportamentos que coloquem em risco a segurança no trânsito, devendo-se à influência dos fatores humanos.

Leandro Moura – São José/SC

 

Bicicletas

Espero que a redução do imposto sobre a importação de bicicletas impacte positivamente no mercado. É impressionante o salto dos preços deste item tão importante para mobilidade e também para a saúde e lazer. Às vezes, tenho a impressão que a indústria brasileira fica se aproveitando da situação para tirar vantagem, mas agora com a concorrência internacional, esse quadro deve mudar.

Nícolas Pedrebom – Florianópolis/SC

 

Chuva

Muito importantes as orientações para os motoristas que precisarem dirigir na chuva, visto que, além de reduzir a visibilidade, a chuva diminui a aderência dos pneus ao solo (principalmente  em  curvas),  aumenta  consideravelmente  o  espaço  percorrido  em  frenagens  e  dificulta  manobras  de  emergência.

Telma Mamedes – Brasília/DF