Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Contorno da BR-101: mais um atraso à vista
Contorno da BR-101: mais um atraso à vista
25 de Fevereiro, de 2024
Palavra do Presidente
|
By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
Contorno da BR-101: mais um atraso à vista

É com grande preocupação que observamos, mais uma vez, a possibilidade de um novo atraso nas obras do Contorno da BR-101 na Grande Florianópolis. O histórico da Arteris revela que este seria o oitavo prazo estabelecido e, segundo o relatório do senador Esperidião Amin, o prazo de 31 de julho de 2024 não será cumprido.

A equipe técnica do gabinete de Amin, diligente, identificou 14 pontos críticos, sendo três considerados dramáticos, demandando agilidade por parte da concessionária. Projetos como a intersecção Trombeta, a ligação com a BR-282 e um viaduto entre os túneis 2 e 3 apresentam desafios significativos.

Além das complexidades nas obras de arte e pavimentação, a atenção se volta para os túneis duplos, exigindo equipamentos especiais fabricados na Áustria, responsáveis por 21 funções cruciais. O senador Amin, ciente da gravidade, encaminhou o relatório à ANTT e acionou o presidente Rafael Vitalli.

É notório que o contrato inicial, com a data de entrega em fevereiro de 2012, foi mal elaborado, refletindo na falta de aumento de receita para a concessionária. O reajuste dos pedágios na BR-101 norte, previsto para este primeiro semestre, intensifica as preocupações dos usuários.

A falta de surpresa diante dessa má notícia revela a triste constância da falta de responsabilidade, tanto por parte da concessionária como dos órgãos competentes. A cobrança eficiente do cumprimento de prazos torna-se imperativa para evitar que a população continue a sofrer com a demora na conclusão desta monumental obra rodoviária.

Esperamos que a indignação diante desse cenário impulsione ações efetivas, cobranças rigorosas e fiscalização contínua, assegurando que os compromissos assumidos sejam, finalmente, cumpridos.

 

ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ

Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito