Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Dicas de Direção Defensiva
Dicas de Direção Defensiva
20 de Maio, de 2023
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Dicas de Direção Defensiva

A Direção Defensiva reduz em até  noventa por cento os acidentes de trânsito. É o que se pode concluir da leitura de estudos recentes, como os publicados pela National Highway Traffic Safety Administration - NHTSA.

Afirmam os especialistas da NHTSA que situações de risco são perfeitamente evitadas para os que  seguem os princípios da segurança automobilística. Foram tranquilizadores ao demonstrarem que poucas e constantes atitudes são suficientes para criar um hábito e uma consciência de respeito e segurança no trânsito.

Para esses especialistas, o condutor responsável deve se  apoiar em três pilares: respeito as Leis, bom senso, e precaução. Dessa forma se esquivará das trágicas estatísticas que se repetem pelo Mundo.

Aos que respeitam o próximo e pretendem se proteger vão aí algumas importantes dicas. A primeira delas é lembrar que a responsabilidade ao volante do veículo é exclusiva do condutor. Parece óbvio, mas deve-se estar sempre alerta a esse princípio e atento aos pedestres, ciclistas, motociclistas, demais veículos, seus condutores e passageiros.

Todos sabem, mas não custa nada repetir, beber e dirigir ou consumir drogas ao volante é crime. Sempre há uma alternativa para quem está transitoriamente impedido de dirigir e precisa se transportar.

Outra situação que inabilita, momentaneamente, o condutor é quando está cansado ou com sono, como após jornadas prolongadas de trabalho ou diversão. Em tais circunstâncias  não se dirige, pois o efeito pode ser semelhante ao uso de álcool ou droga.

O mesmo ocorre ao se fazer uso de remédios, principalmente os tarjados, ocasião que se deve ter atenção redobrada, pois é provável que se cometa erros ao transitar. Em tais situações, consulte sempre o seu médico.

O condutor preventivo conhece o limite aceitável de risco e está sempre alerta para não se distrair.  Evita tirar os olhos da via para comer, ler uma mensagem de texto ou encontrar e usar seu telefone.

Da mesma forma, usa com ponderação os sistemas de localização, evita manipular telas ao dirigir, e só faz isso quando estaciona, antes de começar uma jornada e se guia pelo sistema de áudio, pois sabe que no trânsito os segundos valem vidas. Por tais motivos considere sempre o imponderável, como o motorista à sua frente parar inesperadamente. Pesquisas mostram que o tempo médio de escape no trânsito  é de um segundo ou menos.

Nesse sentido recomenda-se dirigir estrategicamente - ou para os outros -  como se dizia no passado. Nas vias é importante manter uma distância crítica dos demais veículos. Assim  evite, sempre que possível, grudar no veículo da frente e pronto para parar seu veículo com segurança e a qualquer momento. Previna-se, e mantenha-se focado na direção, sem qualquer tipo de distração.

Isto é especialmente verdadeiro em condições climáticas adversas. Fique pelo menos três segundos atrás do veículo que está adiante. É muito simples calcular tal distância. Basta olhar o carro que vai  a sua frente e verificar se tem a visão do pneu tocando a pista. Se sim, a distância lhe permitirá um escape, se não diminua a sua velocidade até ficar em segurança na via.

Mas, preste muita atenção, nada disso adianta se dirigir muito rápido! O excesso de velocidade está envolvido em aproximadamente um terço de todas as mortes causadas por veículos motorizados há mais de duas décadas. Simplificando, o excesso de velocidade é perigoso, mesmo que não haja mais ninguém ao seu redor. No volante, o relógio e os compromissos inadiáveis, são os piores inimigos. Se está atrasado e com pressa use alternativas sempre disponíveis, mas não coloque a vida de terceiros e a sua em estado de vulnerabilidade.

Fique de olho nos cruzamentos, onde ocorrem frequentes acidentes. Motoristas distraídos ou com pressa podem furar os faróis, ou acelerar e passar no amarelo. Lembre: cautela e caldo de galinha não fazem mal, evite se aventurar em uma roleta russa passando no amarelo. Respeite a Lei e dê o exemplo, atitude que hoje em dia algumas supremas autoridades não o fazem.

Pratique a direção defensiva para ajudar a evitar acidentes. Faça o que tudo mundo hoje faz, só entre no carro com as crianças no banco de trás, e as menores em suas cadeirinhas de segurança e todos com cintos afivelados, só depois gire a chave ou aperte o botão de ignição. Antes de partir verifique os retrovisores, a tela de seu veículo e com toda atenção use a ré, se preciso, e vá em frente.

Perguntaram-me o que é direção defensiva, lhes respondi que é caridade sob a forma de amor ao próximo. Pratique-a!!!

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.