Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Dirigir e votar: Atos de amor ao próximo
Dirigir e votar: Atos de amor ao próximo
21 de Dezembro, de 2021
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Dirigir e votar: Atos de amor ao próximo

Chega-se finalmente aquela época em que o cantor Andy Williams https://youtu.be/73UqDX_quk0  marcou para sempre como o tempo mais maravilhoso do ano, ou em suas próprias palavras, the most Wonderful time of the year.

Esse é o sentimento de todos os povos do mundo, não importando se vivem sob o frio rigoroso do hemisfério norte ou no calor escaldante do Equador. Em todas as culturas e crenças é tempo de festejar a vida!

Após a humanidade  passar pelo maior trecho desse  desfiladeiro escuro e perigoso dos últimos dois anos, de conviver com  incertezas e provas de um mundo ainda em expiação, aos poucos foi se reerguendo e percebendo o valor das coisas simples como o abraço, o aperto de mão, o sorriso - agora encoberto pela máscara – e o valor de palavras mágicas como “amor” e “saudades”.

Chega-se a este final de ano com a sensação legítima que muito se ganhou, principalmente a convicção que a felicidade é filha legítima do amor e que a caridade é a sua forma suprema de expressão. 

O distanciamento social imposto pelo vírus, manipulado por políticos inescrupulosos, pela velha imprensa e por interesses difusos ainda não inteiramente identificados, certamente será apontado pela História como as trevas do século XXI. Pois, nada mais difícil para os seres humanos que viver isolado dos seus entes queridos. 

Mas, a Luz, sempre vence a escuridão. Com a pandemia apreendeu-se a importância do contato humano e o valor transcendental da caridade, em seus múltiplos aspectos, como viver ao lado daqueles que dão significado as suas próprias vidas.

Agora que se chega a essa época mais maravilhosa do ano e que, com toda segurança sanitária, as famílias e os amigos voltam a confraternizar, é importante salientar que o reencontro obriga deslocamentos e que dirigir um veículo é um ato de amor ao próximo.

Nesse aspecto destaca-se que alguns comportamentos ao volante são pétreos e indiscutíveis. Destacando-se em primeiro lugar o risco de beber e dirigir, não importando o tamanho da dose. O mesmo cuidado deve ser dado à outras drogas, lícitas ou ilícitas, e até mesmo a alguns produtos farmacêuticos. Não importa a dosagem ao usá-los, a força da lei e o amor ao próximo impedem que se toque no volante. A mesma coisa acontece com o sono, em tais circunstâncias é obrigatório o descanso. 

Outro zelo não menos importante é com a manutenção preventiva dos veículos, em especial com os freios e os pneus. 

O motorista cidadão se conhece pelos cuidados que tem com sua máquina e o respeito ao próximo, seja passageiro, pedestre ou condutor. O condutor que obedece ao Código se conhece de longe pois mantém os limites de velocidade determinados, pratica o princípio de ver e ser visto e sinaliza todas as manobras com antecedência, assim suas atitudes são um verdadeiro atestado de boa condução. 

Por outro lado, 2022 é um ano eleitoral. Mais uma oportunidade de praticar o amor ao próximo. Votar, como dirigir, são práticas sociais. Não se está sozinho nem na via, nem na urna. A atitude de cada um se soma e nos leva ao destino final, que pode ser positivo ou um desastre.

A escolha não se restringe ao presidente da República, nem aos governadores, mas também aos parlamentares estaduais e federais. Importante conhecer as histórias de vida dos candidatos. 

As redes sociais podem ajudar, e muito. É fácil saber o que andaram fazendo, quais eram suas companhias, consultar seus currículos e principalmente suas folhas corridas, policiais e judiciárias. Dessa forma, ao votar se estará mais esclarecido e será mais difícil cair no conto do vigário das agências de publicidade politica e de algumas pesquisas eleitorais que muitas vezes estão a soldo de candidatos e partidos políticos.

Caro leitor, receba os votos de Feliz Natal e de Próspero Ano Novo, curta a época das festas no mais maravilhoso tempo do ano, na certeza que o amor ao próximo será seu guia na conduta tanto na urna quanto no volante.

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.