Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Eleições e a mobilidade urbana
Eleições e a mobilidade urbana
29 de Novembro, de 2020
Palavra do Presidente
|
By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
Eleições e a mobilidade urbana

Milhares de prefeitos eleitos terão, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, o desafio de tornar melhor a vida das pessoas em cada um dos quase 6 mil municípios brasileiros. De todas as promessas apresentadas durante as campanhas, uma das que têm mais condições de ajudar os futuros prefeitos a cumprirem esse desafio está relacionada ao tema da mobilidade urbana.

A mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas. Todavia, boa parte dos prefeitos tem muita dificuldade para conseguir melhorar a situação dos transportes públicos e das vias – o que inclui calçadas, ciclovias, veículos, corredores de ônibus, transporte escolar e muito mais – porque sequer sabe o que é “a tal mobilidade urbana”.

Em Florianópolis, cidade para sediar a entidade mantenedora deste periódico, Gean Loureiro, do DEM, foi reeleito no último dia 15 de novembro, prefeito da capital catarinense em eleições de primeiro turno, quando obteve 126.144 votos válidos, totalizando 53,46% de aceitação.

Formado em Direito, Administração, mestre em Engenharia de Produção e com uma ampla carreira na vida pública, Gean é daquele tipo de político que não faz promessas muito mirabolantes. Entretanto, ao contrário de muitos, ele é daqueles que costuma cumprir o que promete.

Em sua primeira gestão, tomou diversas medidas no sentido de melhorar a mobilidade urbana de Florianópolis. No âmbito administrativo, voltou-se para a organização de uma super secretaria de mobilidade em atenção à transversalidade que o tema necessita, articulando os temas: mobilidade, planejamento urbano, meio ambiente, infraestrutura e turismo.

Assim, investiu-se no sistema de transporte público com ônibus mais modernos e acessíveis, disponibilização de  aplicativo  que  permite  o  planejamento  da  viagem  por  parte  do  usuário, corredores exclusivos para ônibus e a diminuição inédita do preço da passagem. 

Também não podemos deixar de destacar a atuação do administrador público na lida com a pandemia e a criação de ferramentas que possibilitaram o retorno do transporte coletivo, com a implantação pioneira de um sistema de QR Code, oferecido em cada ônibus para um check-in voluntário dos passageiros em cada linha.

O programa Asfaltaço recuperou e levou pavimentação a quase 180 quilômetros de ruas,  além  de  ter  ampliado  80 quilômetros  de  rota  cicloviária  na  cidade, duplicando as vias existentes. A abertura da Ponte Hercílio Luz, sob gestão integrada do município, deu prioridade para o transporte coletivo e alternativo e, ainda, para veículos com duas ou mais pessoas, fazendo com que o cidadão ganhe preciosos minutos de seu dia.

Por fim, com a casa organizada, esperamos que o prefeito reeleito consiga fazer ainda mais pelo trânsito e a mobilidade desta cidade tão linda, mas tão cheia de desafios em diversas esferas.

ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ

Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito