Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Esperança
Esperança
24 de Dezembro, de 2022
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Esperança

Esperança, esse é o título original do Artigo que esperei até a undécima hora para escrever. O conteúdo seria outro, mas pode ser imprudente antecipar-me aos fatos. Troco o conteúdo, entretanto, mais do que nunca, mantenho uma profunda esperança!!!

As razões desse sentimento se mantém firmes e fortes ao tratar dos Avanços tecnológicos da indústria automobilística em 2022.

Tomarei por base o pensamento de John Lee, revendedor da Mazda Motor Corporation, empresa japonesa fabricante de veículos, com sede em Hiroshima.

As cidades de Hiroshima e de Nagasaki, no Japão, são símbolos de resistência. Foram as vítimas do único momento da História em que armas nucleares foram usadas na guerra, contra alvos civis. Sobreviveram, se reconstruíram e a Mazda Motor Corporation é muito mais do que um exemplo, é um verdadeiro símbolo à dignidade humana, perfeita referência para o momento que vive a nossa Pátria.

Os veículos movidos a eletricidade e ou híbridos marcaram este ano de 2022. Tornaram-se mais populares, com custos operacionais mais baixos e acabaram por conquistar os consumidores de várias partes do mundo.

Entre os avanços do corrente ano destaca se a fantástica tecnologia veicular conhecida por células de combustível que converte energia química em elétrica para alimentar um motor elétrico e que além disso, provoca baixa emissão de carbono.

O serviço de compartilhamento, que permite alugar um automóvel por tempo fracionado, por hora ou dia, está crescendo no mercado automobilístico. Supera os custos adicionais de propriedade ou leasing do carro, flexibiliza a vida do consumidor e reduz custos de manutenção. Já é visto como uma alternativa mais sustentável e conveniente do que possuir um carro.

A forte concorrência na indústria automobilística faz desta, uma indutora do desenvolvimento. Um dos fatos mais promissores que se assistiu foi a tração inteligente nas quatro rodas, um novo tipo de sistema de tração, que usa sensores para monitorar constantemente o comportamento de cada roda. Se uma roda começar a patinar, o sistema enviará automaticamente mais potência a essa roda para manter a tração, algo simplesmente fantástico!

Pesquisas sobre aerodinâmica ativa desenvolveram uma nova tecnologia que permite aos carros se ajustarem de forma a melhorar a eficiência e o desempenho do combustível e tornar o carro mais estável em ventos fortes.

Alguns carros já podem contar com para-brisas de realidade integrada visando a segurança veicular. Esses para-brisas usam uma câmera de vídeo e um display frontal para projetar informações no para-brisa, como direções, passo a passo, ou limites de velocidade.

A frenagem autônoma de emergência é um outro recurso complementar de segurança. Sensores detectam quando o carro está prestes a colidir com outro objeto. Os freios automáticos reduzem a gravidade da colisão.

Seguramente, a proteção da vida e do meio ambiente foram as grandes conquistas alcançadas pela tecnologia automobilística nos últimos tempos.

Tudo isso, está ajudando acelerar a chegada definitiva dos carros autônomos, já em teste em várias partes do planeta. Estes são equipados com sensores e softwares para navegar sem intervenção humana. Ainda em desenvolvimento, mas para em breve nas vias de todo o mundo.

 O desafio a se enfrentar são os algoritmos de aprendizado da máquina para reconhecer e discernir entre objetos em movimento e estacionários, para que entrem na produção em escala.

Os carros autônomos ocasionarão uma verdadeira revolução pois fornecerão aos passageiros opções incríveis como streaming de música, streaming de vídeo, integração de mídia social e um fantástico serviço de localização.

Desejo aos nossos leitores um “Feliz Ano Novo”, e o faço através das palavras de Santo Agostinho, para quem a “esperança tem duas lindas filhas, a indignação e a coragem: a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão e a coragem a mudá-las!”

Façamos a nossa parte...        

Feliz 2023!!!

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.