Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Exerça seu poder
Exerça seu poder
12 de Janeiro, de 2022
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Exerça seu poder

O ano começou mais cedo, empurrado pelas expectativas das eleições gerais de outubro, quando o destino estará na ponta dos dedos da cidadania: uma missão intransferível.

Enquanto isso a vida segue seu fluxo normal e no ir e vir das coisas não há como fugir do trânsito nosso de cada dia. Basta colocar os pés na soleira da porta e lá está o desafio no novo dia.

A pandemia trouxe consigo o medo, muitas vezes estimulado pelas redes tradicionais de comunicação e, claro, uma mudança no comportamento de pedestres e condutores.

Interessante notar que em um primeiro momento da pandemia as cidades e as rodovias se ajustaram à nova realidade do fica em casa e do distanciamento social. Os congestionamentos diminuíram e os acidentes também, apesar de continuarem em patamares elevados principalmente em função de álcool, drogas e velocidade, além do crescimento na frota de motos, principalmente devido ao incremento do chamado sistema delivery de alimentos e remédios.

Em ano eleitoral, é importante lembrar que o acidente de trânsito, necessariamente, precisa estar na pauta dos candidatos para compor a agenda de prioridades nacionais.

O trânsito funciona como um sistema circulatório de uma cidade, e seu planejamento necessita estar em consonância com o conjunto ao qual se refere. Nesse sentido torna-se fundamental investir maciçamente em tecnologia de ponta para moldar cidades inteligentes, capazes de dar respostas rápidas na circulação de pessoas e de mercadorias, de situações de risco para a população, como eventos climáticos adversos, criminalidade, inclusive cibernética, problemas diversos de infra-estrutura e, como agora nos encontramos, em crise de saúde pública.

Os tempos pandêmicos certamente propiciam grandes ensinamentos. Estamos na ante-sala de mudanças profundas que envolvem um novo estilo de vida. As compras on-line são uma realidade, assim como a entrega por drones, os carros e coletivos sem motoristas, um novo padrão de trânsito, de transporte,  e a disseminação da banda larga.

As redes sociais terão um papel ainda maior neste ano de 2022 e nos próximos. A cidadania já possui canais fortes para se comunicar  e tem uma participação cívica que vai muito além das eleições periódicas.

Hoje, não há dúvida, que o poder da vontade popular está consolidado. O tempo da manipulação do voto, do sanduíche de mortadela ficou para trás, assim como seus candidatos teatrais, caricaturados e processados.

Segundo Justin Herman, da Twilio, plataforma americana de comunicações em nuvem com sede em San Francisco, Califórnia, argumentou que "finalmente teremos cidades inteligentes implantadas com serviços de última geração, construídas com tecnologias de engajamento do cidadão que capacitam as comunidades a entender e moldar o desenvolvimento de programas que conseguem entender e valorizar”.

Os políticos do passado e a velha e carcomida imprensa não gostam disso. Tentam censurar, mesmo antes de disputarem o poder, pois sabem, perfeitamente, que neste admirável mundo novo não haverá espaço para corruptos e espertalhões de qualquer natureza.

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.