Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|José Gregori: Um Incansável Defensor dos Direitos Humanos e da Paz no Trânsito
José Gregori: Um Incansável Defensor dos Direitos Humanos e da Paz no Trânsito
18 de Setembro, de 2023
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
José Gregori: Um Incansável Defensor dos Direitos Humanos e da Paz no Trânsito

José Gregori deixou uma marca indelével na história política do Brasil. Desempenhou um papel crucial como Secretário Nacional de Direitos Humanos durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, mostrou-se um incansável defensor dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros, um compromisso que ecoa de forma ainda mais profunda com a chegada do equinócio de primavera, um período simbólico de renovação e florescimento.

Sua atuação não se limitou à política partidária, pois também foi membro fundador da Comissão Arns, instituição que luta pela defesa dos direitos humanos e pela justiça social em nosso país.

José Gregori deixa um legado de dedicação à causa pública e uma vida de compromisso com os valores democráticos. Seu exemplo continuará a inspirar todos aqueles que buscam um Brasil mais justo.

Desempenhou um papel relevante na busca pela paz no trânsito em nosso país. Apoiou iniciativas e políticas públicas voltadas para a redução de acidentes de trânsito, a fiscalização rigorosa das leis de trânsito e a educação sobre direção responsável.

Seu compromisso em melhorar a segurança nas estradas e nas cidades brasileiras refletia seu desejo de proteger a vida e promover o bem-estar dos cidadãos.

Nesse sentido, apoiou e incentivou a implantação do Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.602, de 21 de janeiro de 1998, bem como o Programa PARE de Redução de Acidentes nas Estradas, assim como todas as ações desenvolvidas pelo DENATRAN, Departamento Nacional de Trânsito, cujo trabalho é essencial para manter nossas vias seguras.

A busca pela paz no trânsito é uma causa vital, que José Gregori demonstrou sensibilidade e empenho em promover, enquanto servia ao país como Ministro da Justiça.

Seu legado inclui não apenas suas realizações políticas, mas também sua dedicação à preservação da vida no ambiente rodoviário, contribuindo para a construção de um Brasil mais seguro e consciente no trânsito. 

Seu trabalho nessa área também será lembrado com gratidão e respeito.

Por tais razões é que esta coluna do JORNAL DO MONATRAN homenageia a memória do Ex Ministro da Justiça, José Gregori.

Sempre discreto, era incapaz de correr para ribalta para mostrar seus feitos. Avesso à luz dos holofotes, nas entrelinhas, contribuía humildemente, para a construção de um país melhor. 

Foi assim com o trânsito. Quando era ainda Secretário Nacional dos Direitos Humanos participava, apoiava e incentivava as manifestações públicas pela aprovação do Código de Trânsito Brasileiro, enquanto nos bastidores procurava convencer o Presidente Fernando Henrique Cardoso, a colocar na pauta dos principais problemas nacionais o combate a violência no trânsito através da aprovação de um novo Código.

Deixa-se aqui, o testemunho de quem contou com seu reconhecimento, incentivo apoio e consideração. Que o Grande Arquiteto do Universo conforte a todos os seus, e o Ilumine e Guarde em sua passagem para outro plano.

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.