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Máscara, Álcool Gel e Contrôle Remoto
20 de Maio, de 2021
Artigo
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By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Máscara, Álcool Gel e Contrôle Remoto

Estimado Leitor, já estamos na segunda década do século XXI e o mundo que seguia seu ritmo normal, de repente passou por um freio de arranjo. Até este momento nada está muito claro, além de que tudo começou na China,  terra de encantos, onde o regime autoritário torna mais dificil compreender seus símbolos sinais que, para grande parte da humanidade, parecem trocados.

De repente, não mais do que isso, um vírus mortal se espalhou rapidamente aterrorizando todo o planeta. A velha imprensa cada vez mais cativa ao pensamento único, à verdades absolutas e ao politicamente correto, se encarregou  de trancafiar as esperanças. O resultado não poderia ser outro além daquele em que, o mundo pasmo, passou à assistir.

A economia mundial sofreu um súbito revés. As cidades pararam, e o golpe afetou a economia como um todo, em particular  o transporte e a mobilidade.

Evidente que a desaceleração econômica complicou, de imediato e de forma significativa a demanda e a oferta dos serviços de transporte, inclusive novos investimentos de curto e de médio prazo.

Os reflexo dessa hecatombe econômica e social ainda serão sentidos por muitos anos, assim como as investigações sobre suas reais origens,  hoje ofuscadas pelos interesses imediatistas do presente.

Mas, uma coisa é certa, uma nova realidade nascerá do caos, e a luz, como sempre, vencerá  a escuridão, hoje representada por um transporte, ineficiente, caro, perigoso e contagioso.

Invenções e inovações tecnológicas, algumas embrionárias, aceleram o rítmo para uma resposta imediata à crise que se ampliou com  a chegada do vírus, proveniente da China.

A governança dos transportes e o desenvolvimento de soluções de mobilidade inovadoras, com o envolvimento de governos, empresas e cidadãos, tornou-se crucial para o período pós pandemico.  Os usuários, tornaram-se mais exigentes e reivindicam uma  total remodelação do transporte público, clamam para que seja mais seguro à saúde pública e à circulação.

As autoridades e empresas do setor são pressionadas a otimizar  padrões mais saudáveis e seguros,  introduzindo controles adicionais de desinfecção e equipamentos de proteção adicional, como filtros de ar particulado de alta eficiência.

Certamente, um dos maiores desafios será equilibrar o preço da passagem com a limitação e densidade de passageiros por carro, sem afetar a quantidade de viagens por trecho. De qualquer maneira esta é uma medida fundamental para minimizar a disseminação do vírus hoje e de futuras ondas de doenças infecciosas.

Tais conclusões baseiam-se no relatório da Comissão Européia da ONU sobre o transporte e os impactos da Covid-19. Nesse documento fica claro que o transporte público é um dos principais ambientes de propagação do vírus, mas que medidas de prevenção,  como algumas aqui apresentadas, serão capazes de minimizar  o contágio como, aliás, já se faz em algumas partes do mundo, inclusive no Brasil.

Nesse sentido, e sendo bem realista, pode-se afirmar que há motivos para otimismo. E, ao contrário do que pregam os  arautos do caos, as economias podem e devem funcionar normalmente, sem fechar indiscriminadamente as atividades.

A vida precisa continuar seu fluxo sem atitudes extremas, como confinamentos e fechamento do comércio sem  critério.  Para isso há as medidas de segurança preconizadas pela saúde pública para os diversas situações e,  principalmente no transporte público.

A você, estimado  leitor, uma recomendação: não se deixe contaminar, use máscara, álcool gel e contrôle remoto. O último, é um eficiente protetor contra o vírus do medo e da desinformação trazidos diariamente aos recôndito dos lares.

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.