Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Outras Pandemias surgirão
Outras Pandemias surgirão
18 de Dezembro, de 2021
Artigo
|
By DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR
Outras Pandemias surgirão

Para entender isso temos que saber que os vírus passam por evolução e seleção natural e quase sempre rapidamente.

O vírus na realidade é um ser acelular que contém o DNA ou RNA, alguns com os dois juntos, capaz de produzir infecções quando dentro de uma célula.

Dentro de um organismo dois vírus podem trocar material genético dando origem a novo vírus. Os de RNA são mutantes e evoluem rapidamente, daí justifica-se viroses muitas vezes desconhecidas. É uma transformação que o torna desconhecido, potente e capaz de reagir ao sistema imunológico do organismo onde se hospeda e a medicamentos antivirais, antibióticos e outros. Interessante que sofrem interferência ambiental e climática e tem suas predileções por outros organismos.

Podem ter dois processos de evolução, a recombinação, que é a troca de material genético (DNA e RNA) e mutação que é alteração na sequência de DNA e RNA. É dessa forma que a cada momento temos uma epidemia e até mesmo uma pandemia. Hoje torna-se difícil conter a disseminação pandêmica em função da mobilidade humana. Um indivíduo infectado é capaz de propagar o vírus onde chegou. Hoje, com o transporte aéreo a propagação é rápida, surpreendendo quem não está preparado para lutar contra. Em função disso faz-se o confinamento, fecham-se fronteiras. A avaliação dos infectologistas, epidemiologistas e cientistas faz-se necessária para estudar sinais, sintomas, o avanço do vírus, como compromete o organismo, medicação específica, resistência e imunização.

Teremos sempre o problema, estaremos sempre sendo atacados por vírus recombinados ou produto de mutações gerando epidemias regionais ou globais, tendo em vista, como já citamos, que dependem de condições ambientais e climáticas.

Nosso mundo é esse, organismos que evoluem rapidamente transformando-se, comprometendo a vida de outros e outros modificando-se a longo prazo.
A vida no nosso planeta é um carrossel de animais caçando outros como alimentos, vírus e bactérias atacando seres vivos com objetivo de se manter e conseguir evoluir.

O Novo Corona Vírus é produto dessas transformações.

Ele foi identificado inicialmente em 1960 na China. Seis tipos são capazes de infectar o homem causando um quadro gripal. Recentemente cientistas identificaram três tipos do Novo Corona Vírus. Os tipos SARS-COV e MERS-COV que causam infecções respiratórias graves. O contato humano é a principal maneira de transmissão. Outros Corona Vírus causam infecções em animais.

A Síndrome Respiratória Aguda foi observada em 2002 na China, propagou-se atingindo vários países infectando 8mil pessoas e provocou 800 mortes, em 2004 foi controlada a epidemia.

Não sabemos quando teremos o fim desse ciclo do Novo Corona Vírus que já leva quase dois anos. A nossa mobilidade em automóvel, coletivo, trem, avião, navio nos coloca sempre em risco havendo necessidade de nos protegermos com máscaras, boa higienização das mãos, uso do álcool gel e vacina.

O isolamento social, o lockdown em decorrência da pandemia que estamos a viver, fez com que proliferasse a frota de motocicletas. O desemprego, a falta de uma atividade remunerada fez com que motociclistas invadissem o mercado Delivery, o que veio aumentar em muito acidentes com lesões graves e óbitos.

Mortes de motociclistas aumentaram em 38% no primeiro ano de pandemia e de 13,5% nesse ano. A frota já alcança quase 30% do número total de veículos em nosso país.

Esse é outro fato que nos assusta além da pandemia do Novo Corona Vírus, a epidemia de doenças do trânsito, das mortes causadas por sinistros de trânsito, dos danos ambientais, do aquecimento global, das mudanças climáticas que concorrem para destruição da vida no Planeta Terra.

DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR

Diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)