Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Pandemia compromete mobilidade humana
Pandemia compromete mobilidade humana
23 de Setembro, de 2020
Artigo
|
By DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR
Pandemia compromete mobilidade humana

O Novo Corona Vírus é extremamente agressivo, prolifera no interior das células de vários sistemas e órgãos e tem como principal a atingir, o pulmão. E ali, dentro do tecido o inflama e impede a hematose. A má oxigenação do organismo passa a ocorrer. Essa má oxigenação reduz a vitalidade dos tecidos e compromete de imediato o cérebro, coração e em seguida os demais tecidos. A dificuldade para oxigenar o sangue leva o paciente ao sintoma falta de ar o que caracteriza a gravidade do COVID 19. Diante desse quadro é necessário buscar o hospital de urgência e quase sempre a UTI, intubação e ventilação são os meios para trazer melhora e dar vitalidade aos tecidos, além de tratamento medicamentoso.

É um vírus que de longa data vem sofrendo mutações e tornou-se hoje desconhecido da ciência e nosso organismo não tem defesas, daí a gravidade da doença e a fácil disseminação a ponto de comprometer todo o planeta. Sabemos que isso acontecerá periodicamente, pelas modificações que os vírus sofrem.

Precisamos proteção e sabendo que a transmissão do Novo Corona Vírus é por contato, a primeira medida é o distanciamento das pessoas, uso de máscara, higiene das mãos e superfícies, uso do álcool em gel, higienização de roupas e sapatos.

O habitáculo de um veículo sabemos que não é bem higienizado, é aspirado, passado um pano úmido e sacudidos ou lavados tapetes. Para dentro dele carreamos milhões de micro-organismos que são depositados em todo seu interior. Para quem trabalha com o veículo, seja particular, taxi, aplicativo, caminhões, carretas é necessária atenção para uso de pano úmido para bancos de couro, spray de água e sabão neutro para bancos de tecido seguido de escovação e ao término ligar ar quente no máximo e trancar o veículo por cinco a dez minutos. Lembrar de manter limpas as canaletas e filtro do ar condicionado que não deve ser usado, os vidros é que deverão ser rebaixados, é necessária ventilação natural. Painel e outras superfícies devem se aplicar pano umedecido com álcool 70° e no volante álcool em gel. Partes metálicas e vidros, álcool 70°.

Os banheiros públicos são fonte de micro-organismos. Os restaurantes, botecos, comidas de rua, tudo pode comprometer a saúde. Lembrar de higienizar tudo, agua com sabão, álcool 70° e em gel.

A barba, bigode acumulam resíduos, secreções da boca e nariz além de a todo momento ser levada a mão a essa barba. A higienização é precária, mais vale retirá-la.

Tosse, febre, coriza, perda do olfato e da gustação e diarreia são queixas apresentadas que serão tratadas com medicação caseira. Quando surge falta de ar é motivo para buscarmos o hospital de urgência.

O comprometimento dos mais idosos atribuímos as comorbidades assim como os portadores de doenças pré-existentes e por queda da imunidade.

Para aqueles que trabalham mesmo isolados dentro do veículo precisão seguir orientações, aqueles que transportam pessoas precisão de cuidados intensos e temos que alertar para preferir transportar um único passageiro e colocá-lo no banco traseiro lado direito, com isso distanciando-o e impedindo que tosse, espirro caiam sobre si. Caso seja aceito oferecer mascara ao passageiro. Manipulando qualquer objeto, como cartão de crédito, mala ou outro higienizar as mãos, volante, pomo do câmbio com álcool em gel. Após termino de o transportar fazer boa higienização do espaço ocupado pelo passageiro. Evitar passageiros em rodoviárias, portos, aeroportos.

Essa onda passa, por enquanto temos que surfar nela, mas em pouco tempo essa tempestade estará passando e o amanhecer de outro dia nos trará luz para recuperarmos aquilo que perdemos, com o mar nivelado, com vento favorável caminharemos para dias melhores.

DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR

Diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)