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Passos lentos
27 de Agosto, de 2021
Palavra do Presidente
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By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
Passos lentos

Finalmente, os prefeitos de Florianópolis e São José voltaram a falar sobre um assunto de suma importância para a mobilidade da Grande Florianópolis: a ampliação da Beira-Mar Continental até a BR -101.

A ideia é continuar a via pública por mais 8,3 km, sendo 4,8 km em Florianópolis e 3,7 km em São José, saindo da Ponta do Leal, no Balneário do Estreito, na capital, e indo até o cemitério municipal da Serraria, no município vizinho.

No projeto, apresentado em conjunto pelas prefeituras, a obra deve contar com seis pistas (três em cada sentido), calçadas de passeio, ciclovias, áreas de lazer e bolsões de estacionamentos.

A intenção dos órgãos é de que a obra fique pronta até 2024, período final de ambas as gestões dos prefeitos municipais, Gean Loureiro e Orvino Coelho de Ávila. O custo total está estimado em R$ 500 milhões, sendo que desse valor, R$ 270 milhões viriam da Prefeitura de Florianópolis e R$ 230 milhões, de São José.

Na teoria, tudo muito lindo. Mas, na prática, sabemos que muitas águas devem rolar. Temos bem fresco na memória todos os imbróglios das obras que concretizaram os 2,3 km de Beira-Mar Continental existentes hoje.

Só para se ter uma ideia, o contrato da atual Beira-Mar Continental foi assinado em setembro de 2004 e ela deveria ter sido inaugurada em novembro de 2006. No entanto, ela só ficou pronta em março de 2012.

Além da tradicional morosidade do poder público, questões ambientais e desacertos com a União esticaram os prazos para a conclusão da obra, prejudicando, como sempre, a população.

Todavia, ainda que aos trancos e barrancos, a obra foi finalizada e, desde então, temos aguardado ansiosamente pela continuação do projeto, que faz muito mais sentido quando chegar de fato na BR-101. Até porque, atualmente, o trecho existente só faz desembocar um grande fluxo de veículos em uma rua simples do bairro residencial Balneário do Estreito.

Mas, voltando para o presente, a promessa é de que ainda neste mês de agosto sejam lançados os editais de licitação para contratar as empresas responsáveis pela elaboração dos projetos dentro dos limites de cada município, respeitando as licenças ambientais. Até junho de 2022, estima-se que novos editais sejam lançados, mas dessa vez, para contratar as empreiteiras responsáveis por executar a obra dentro de dois anos.

Ainda que um pouco incrédulos, ficamos na torcida para que os órgãos responsáveis atuem com a máxima agilidade e eficiência para que, em breve, tenhamos ótimas notícias para contar.

ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ

Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito