Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Síndrome do Esgotamento Profissional
Síndrome do Esgotamento Profissional
29 de Dezembro, de 2023
Artigo
|
By DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR
Síndrome do Esgotamento Profissional

Tantas vezes falamos dos exageros no trabalho, da superposição de fatores concorrentes que levam ao adoecimento, falta de produtividade e em consequência a queda da remuneração.

Diante de tantos elementos que envolvem a atividade profissional no volante, como é o tempo de exposição ao trabalho, quantas horas, o comprometimento ambiental, fadiga, torpor e sonolência. Os fatores físico, químico e biológico (vibração, ruido, variações climáticas, gases, vapores, poeiras, condição ergonômica), que envolvem a atividade, as preocupações com a carga, a temperatura no ambiente interno do veículo, ausência da família tudo leva a distúrbios emocionais que comprometem o trabalho, família e patrimônio.                         

Estresse comprometendo você e trazendo transtorno a sua relação interpessoal com a família, além de transtorno econômico e material com possibilidade de assalto, lesão corporal produzida no momento da ocorrência, sequestro e morte. Tudo compondo um quadro que é exaustivamente encarado pelo motorista profissional.

Não temos dúvida que esses múltiplos elementos são capazes de levar o indivíduo a contrair uma doença ocupacional a qual classificamos como Síndrome do Esgotamento Profissional que hoje é caracterizado como Síndrome de Burnout, que impacta na saúde mental, afetando diretamente o bem-estar e a produtividade do indivíduo. Caracterizada como Exaustão Extrema que vai além da atividade normal e ainda sofre pela falta de descanso e sono noturno para que possa reabilitar o organismo para nova etapa de trabalho. É durante esse sono que se restabelece o sistema imunológico, hormonal e regula os níveis de neurotransmissores.

Na realidade, não é uma doença, mas um conjunto de sinais e sintomas de âmbito psicológico, que está relacionada com a exaustão física e mental, por isso é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

Vemos aí três pilares, exaustão emocional, despersonalização e redução da realização profissional. No decorrer do tempo, esse quadro que para uns é desapercebido, em sua cronicidade leva a transtorno de ansiedade, depressão e estresse. Ocorre o abandono na relação de momentos de descanso, lazer e impactos nos relacionamentos. Trata-se de uma doença ocupacional caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É uma preocupação dos empregadores que precisam atuar permanentemente na proteção e prevenção.

As sequelas dessa síndrome são depressão, tentativa de suicídio, baixa qualidade de vida, insatisfação entre vida pessoal e profissional. Burnout encontra-se em todas as atividades e todas as profissões que tenham as características de trabalho como as citadas acima.

Como deixar de pensar na necessidade de proteção do nosso motorista profissional¿

Quando falo em motorista profissional, estou falando do caminhoneiro, motorista de coletivo, taxista, motorista de aplicativo, motociclista que faz delivery, mototaxista, todos esses profissionais que estão envolvidos com direção veicular categorias A, B, C, D e E estão sujeitos a esse risco de apresentar esses sinais e sintomas que devem ser combatidos de imediato antes que a Síndrome do Esgotamento Profissional se instale, trazendo possíveis consequências.

Bem, todos sabemos que excesso de horas trabalhadas, acompanhada de privação do sono, com trabalho desgastante, alimentação precária, estresse, submetido ainda aos riscos físico, químico, biológico, privado do lazer, da família, da inter-relação pessoal, tudo isso são as queixas principais e as quais nós temos que combater.

Não temos dúvida que a necessidade econômica para prover à família é real, mas isso só é possível enquanto temos saúde.

Preservar a saúde física, mental e social é a necessidade maior.

DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR

Diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)