Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Tempo de Esperança
Tempo de Esperança
22 de Janeiro, de 2021
Artigo
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Tempo de Esperança

O século XXI acaba de entrar em sua idade adulta ao completar seus vinte e um anos, como diz Charles Saba, urbanista e especialista em segurança pública. Aos poucos o Mundo vai se livrando das amarras que o prendem ao passado. Na mochila traz a soma de diferentes culturas sob a forma de conhecimentos incríveis, acumulados ao longo dos milênios, que o impulsionam na direção de um fantástico universo, pronto para ser navegado e descoberto.

As mudanças tecnológicas que estão ocorrendo são tão rápidas que mal dá tempo de acompanhá-las. A escola como a conhecemos e vivenciamos, ficou pequena para os jovens e para as crianças que já nascem prontas para o hoje, enquanto o futuro vira passado em um estalar de dedos.

Um interessante e despretensioso site, o Camarosnet, estabeleceu um grupo de discussão que através de diversas fontes, levantou hipóteses, mais do que plausíveis, sobre as mudanças que estão acontecendo em diferentes áreas do conhecimento e que tornarão a vida mais saudável e fraterna.

Nas cidades, no trânsito e no transporte o impacto terá repercussão imediata na vida das pessoas. Aqui não se trata de predição do futuro, nem de ficção ou de misticismo.  Basta, acompanhar o que já está em fase experimental para entender, por exemplo, que as oficinas de reparo de automóveis estão com os dias contados.

Nesse sentido o site da Camarosnet mostra que o motor a combustão possui 20.000 peças, enquanto o elétrico, em média, apenas 20. Os veículos elétricos serão vendidos com garantia vitalícia e só poderão ser reparados pelas concessionárias.  Em 10 minutos é possível remover um motor elétrico e substituí-lo por outro, novinho em folha. Se a luz de mau funcionamento do motor elétrico acende, o condutor pode dirigir-se para a oficina mais próxima, indicada no painel do carro. Mais rápido do que num lava-rápido e, enquanto toma uma xícara de café a substituição é feita.  

Os veículos elétricos e os híbridos já circulam em várias cidades do mundo, a maioria em forma de testes. Nessas cidades, inclusive brasileiras, já é possível encontrar locais para carregar baterias para carros elétricos, inclusive em shoppings.

Nos últimos dias muito se polemizou sobre o desmonte das plantas da Ford no Brasil. O que a imprensa brasileira pouco destacou é que esse mesmo movimento ocorreu em outras partes do mundo. Não se esclareceu, também, que a pioneira montadora no Brasil já vinha perdendo espaço para os fabricantes japoneses, coreanos e até chineses e que já percebia o significado da novel tecnologia representada   pelos fabricantes de veículos elétricos, como a jovem e pujante Tesla, além da  Apple e  da Google, com seus carros elétricos, solares e com energia limpa.

Nos países desenvolvidos já é possível ver estações de recarga e semáforos alimentados por energia solar. Os postos de combustíveis, paulatinamente, perderão seu papel. A chamada energia suja do petróleo e do carvão será substituída pelas novas formas, mais baratas e não poluentes.

Mas isso é só uma parte da história, os veículos inteligentes, inclusive coletivos, são menos vulneráveis, baratos e higiênicos e já ganham as ruas sendo testados e em breve estarão circulando.

Assim, ao chamar um taxi ou Uber, o mesmo chegará à porta sem condutor. A frota de automóveis particulares deverá despencar, porque será mais econômico e seguro do que ser proprietário de um veículo. O cenário que se apresenta é promissor, o usuário não terá que gastar com taxas, seguros e gastos de manutenção. Mais seguros, os carros inteligentes são capazes de diminuir a velocidade em função do fluxo de veículos, de parar com segurança para a travessia de um pedestre ou animal. Serão capazes de identificar   a aproximação de um veículo em uma transversal, antes mesmo de chegar na esquina, e outros procedimentos do tipo.

O mesmo ocorrerá com a frota de ônibus urbanos e intermunicipais, que sem motoristas ou cobradores serão muito mais baratos, higiênicos e seguros, pois administrados e dirigidos por eficientes ferramentas de inteligência artificial.

Segundo o Camarosnet, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas morrem a cada ano em acidentes de carro em todo o mundo, incluindo distração ou direção embriagada.  Agora temos um acidente a cada 60.000 milhas; com direção autônoma cairá para 1 acidente em 6 milhões de milhas.  Isso salvará mais de um milhão de vidas em todo o mundo a cada ano.

Para entender melhor o que está ocorrendo basta olhar para os smartphones, quem imaginaria há pouco tempo atrás que um telefone se transformaria em uma potente câmera fotográfica ou em uma filmadora e que milhares de pessoas teriam acesso à esses equipamentos. Quem imaginaria nos finais da década de 90, do século anterior, que seria possível fotografar sem filmes e sem a necessidade de revelação.

E os aparelhos de TV, finos, com imagem perfeita e com acesso direto às redes sociais e centenas de milhares de filmes e noticiários de várias partes do mundo. E, detalhe! o streaming - a tecnologia de transmissão de conteúdo online que permite assistir filmes, séries, músicas e entrevistas - já está substituindo o serviço por cabo, sem os elevados custos representado por essas empresas.

O exemplo mais notório desse exuberante mundo novo é o que estamos vivendo, exatamente agora, com as vacinas que foram desenvolvidas em menos de um ano e já estão sendo aplicadas.

Provenientes de diversos países, esses imunizantes estão usando tecnologia e metodologia de ponta. E, importante que se diga, conseguiram em tempo record fazer o que no passado levava anos e até décadas. Frisa-se, ainda, com padrão de qualidade e respeitando os protocolos internacionais, exigidos pelas agencias regulatórias para sua aprovação.

Toda a inovação tecnológica disponível,  tornar-se-á ainda mais rápida com a inteligência artificial: como o reconhecimento facial, no meio de multidões, os novos padrões de tecnologia para as áreas de saúde, educação, emprego, meio ambiente, trânsito, transportes e cidades, entre outras áreas do conhecimento.

Não é sem razão que o mundo não aceita mais, como normalidade, os acidentes de trânsito, a poluição ambiental, as agressões sonoras, a falta de tratamento da água e do esgoto, o lixo na rua, as habitações precárias, o menosprezo pela floresta, a desigualdade social, a corrupção e, pasmem, o trololó entre a extrema esquerda e extrema direita com a conversa fiada entre especialistas do nada que no jornalismo interpretativo tentam impor suas ideias, como verdades.

Maravilhoso mundo novo!!! Com suas redes sociais, transmissão por streaming, que coloca na ponta dos dedos o direito de escolher algo que vai muito além da imposição de verdades televisivas. E, percebam! o 5G ainda não chegou...

O século XXI com suas conquistas científicas e tecnológicas devolverá ao cidadão o que havia perdido no meio da fumaça e de um trânsito caótico e violento.

A tão sonhada mobilidade urbana parece estar chegando neste tempo de esperança.

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.