Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Transporte Marítimo?
Transporte Marítimo?
27 de Outubro, de 2022
Palavra do Presidente
|
By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
Transporte Marítimo?

Há anos temos acompanhado o descaso das autoridades competentes com a vocação natural das principais cidades que compõem a chamada Grande Florianópolis. Todos os dias, milhares de motoristas enfrentam horas e horas de congestionamento nas poucas pistas disponíveis na região, enquanto observa o mar de águas cristalinas que há muito tempo poderia estar sendo usada como alternativa diária para os deslocamentos entre Ilha e Continente.

Moradores de Biguaçu, por exemplo, estão de frente para o Norte da Ilha, mas precisam enfrentar uma verdadeira viagem para chegar nos bairros dessa região. Situação semelhante também é encarada por moradores de São José e Palhoça, assim como por moradores da parte Continental de Florianópolis, que poderiam estar aproveitando o visual das águas, sem enfrentar o trânsito caóticos das rodovias que levam à Ilha.

No início do mês, recebemos com alegria e aquele toque de descrença, a notícia de que a partir de novembro começará a operar, nas baías Norte e Sul da Capital, uma embarcação com capacidade para 400 pessoas. A princípio, trata-se de uma ação com enfoque turístico.

O equipamento poderá ser usado por turistas e moradores da região em passeios, além da possibilidade de locação para eventos e festas. Para explorar o serviço, a empresa terá que pagar R$ 12 mil por ano para a prefeitura de Florianópolis e mais R$ 1 por passageiro embarcado. O valor para o passageiro ainda não foi divulgado.

Segundo divulgado pela imprensa, a empresa também oferecerá passeios com capacidade para 25 lugares, fazendo a Rota Gastronômica da Ponta Norte, passando por Santo Antônio de Lisboa, Jurerê e Canasvieiras. Os passeios por transporte marítimo são de responsabilidade da empresa Três Fronteiras Navegação e que opera com o Macuco Safari, em Foz do Iguaçu.

Embora não seja necessariamente um equipamento de mobilidade de massa, é um equipamento que desperta o interesse comum, em conexão com a cidade e a orla. Nossa torcida, se a embarcação vier de fato a iniciar seus trabalhos, é que a sua presença comece a escancarar essa necessidade de conexão entre terra e mar, podendo ser ampliado para outros modais turísticos, gerando um ponto de interesse sobre o uso das baías e, finalmente, nossas autoridades cumpram com o seu papel e implantem o modal aquaviário em nosso sistema de mobilidade tão defasado.

É um absurdo que estejamos há tanto tempo afastados de iniciativas como esta. A população de uma Ilha que fica de costas para o mar e, quando vê suas águas é só para o uso do turismo de verão. Enquanto poderíamos todos estar usufruindo de suas benesses.

Mas como a esperança é a última que morre, espero em breve ver acontecer a implantação de um sistema aquaviário de transporte de massa, que venha beneficiar a todos da região metropolitana da capital catarinense.

A verdade é que, diante a expectativa de um projeto mais ousado e completo, seja frustrante a modéstia com que esse se apresenta, mas já é um começo, diante as promessas que se arrastam há mais de dezenas de anos.

 

ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ

Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito