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“O Novo” Bate à Porta: Veículos Elétricos e Autonomos
25 de Março, de 2023
Artigo
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By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
“O Novo” Bate à Porta: Veículos Elétricos e Autonomos

A riqueza das nações apoia-se no tripé: liberdade, educação e desenvolvimento científico e tecnológico. O livre pensar, empreender, fazer e circular, ou seja, transitar livremente pensamentos, pessoas e produtos - sem barreiras físicas ou ideológicas - é o que garante a pujança e a felicidade das nações.

Basta correr os olhos mundo afora para se perceber que a liberdade, sem adjetivações, é o alicerce onde se constrói o êxito dos indivíduos, das famílias, das sociedades e dos estados nacionais.

Estará o Brasil preparado para se incorporar produtivamente à nova tecnologia veicular, ou como sempre o cavalo passará encilhado e o que restará será consumir carros elétricos e autônomos produzidos pelos outros países?

Interessante Artigo publicado no site Farella Braun & Martel, mostra que os veículos autônomos ou “AVs” de nível 5, ou seja, sem volante, inicialmente previstos para aparecerem em número significativo em 2030, já circulavam em ambiente restrito desde 2015. Em 2018, na cidade de Las Vegas, Nevada, foram feitos testes com “AVs” elétricos com sucesso absoluto.

Esta previsão inicial, agora em 2023, está totalmente fora de foco. A nova realidade se imporá e esses veículos dominarão em breve as ruas de todo o Mundo.

Como sempre, o jovem empreendedor Elon Musk saiu a frente ao afirmar que seu Tesla inteligente já está preparado para dirigir autonomamente entre Los Angeles e NY e garantiu que seus carros são confiáveis e eficientes.

Hoje já se assiste uma frenética corrida entre os fabricantes de veículos elétricos e autônomos. Indústrias, como a Ford, foram obrigadas a fazer mudanças radicais nas suas administrações para não ficarem atrás no promissor mercado dos autônomos.

A California, nos Estados Unidos com sua característica de Estado progressista, e portanto regulatória obrigou os veículos autônomos a manterem um motorista ao volante, para o controle de determinadas situações. As empresas contestaram, demonstrando através de testes que mesmo um veículo imperfeito, de nível 5, é mais seguro do que um que depende do motorista em caso de emergências e mais confiável que os carros convencionais. Depois desse estudo restou a burocracia da Califórnia concordar e permitir a implantação de AVs sem volante.

Agora se observa uma nova etapa na implantação dos carros autônomos e elétricos, com empresas como Uber, Lift, e a chinesa Didi, desenvolvendo projetos para substituição de seus motoristas por AVs. O Uber já testa nas vias de São Francisco, Fenix e Pitsburgo. O valor das viagens cairá substancialmente pois não precisará de motoristas, econômicos pois são elétricos, e como afirma Farella Braun & Martel, de baixo custo, pois produzidos em massa e de simples manutenção.

Além de tudo isso, vislumbra-se no horizonte a diminuição da poluição pelos motores elétricos e a redução da frota de veículos, uma vez que os proprietários de automóveis individuais considerarão mais barato alugar um carro do que mantê-lo em sua própria garagem.

Até 2030, grande parte da frota nos USA será formada por veículos autônomos elétricos, com a maioria dos deslocamentos sendo realizados por frotas. Além disso, o valor do seguro dos automóveis deverá baixar, pois o limite aceitável de risco será bem menor com os carros inteligentes.

E o Brasil, estará pronto para os carros autônomos e elétricos , ou continuará a ser progressista ao avesso, burocrata e cartorário com carimbos, selos, controles e corrupção endêmica ?

Creio que não, os ventos da mudança irão soprar, e o silêncio que se houve é o que precede o inevitável...

 

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, criou e coordenou o Programa PARE do Ministério dos Transportes, foi Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Secretário-Executivo do Gerat da Casa Civil da Presidência da República, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de
Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.