Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Cartas
Maio de 2022
27 de Maio, de 2022

Editorial

Gostei muito do texto do Editorial! Definitivamente, temos que escolher candidatos com consciência global. E, muito mais do que isso, mentes pensantes a longo prazo, ainda que não sejamos nós que vamos colher os frutos desta mudança de atitude. Mas alguém precisa parar para pensar nas novas gerações e deixar de lado um pouco o próprio umbigo.

Sônia Guedes – Biguaçu/SC

 

Tempo de resposta

Mais uma vez, o presidente Roberto Bentes foi cirúrgico em suas palavras. O incidente envolvendo o rompimento de uma adutora da Casan em Florianópolis é mais um daqueles exemplos lamentáveis da desorganização dos órgãos de infraestrutura de nossa cidade. O tempo de resposta de situações críticas que envolvem o trânsito em nossa região é ridículo e nossos governantes precisam ser cobrados por este descaso.

Fernando Nunes – Florianópolis/SC

 

Videomonitoramento

Finalmente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tomou uma atitude decente com relação às normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento.  Aquela história de invasão de privacidade beirava o absurdo do abuso do judiciário. Espero que a partir de agora, cada vez mais, os infratores sejam punidos por seu desrespeito às leis.

Raquel Dominiciano - Brasília/DF

 

Banco de dados

Finalmente, o Ministério da Saúde está trabalhando para integrar e compartilhar informações e estatísticas sobre lesões por violências e acidentes. Todavia, só terá sentido, quando todo o sistema do SUS estiver conectado. Meia dúzia de hospitais de referência não vai refletir nem de longe a realidade do país.

Juliana Batista – São Paulo/SP

 

Mudanças

Como bem enfatizou o Dr. José Roberto Dias, benditas são as mudanças. Depois de vivermos o inimaginável com esta pandemia e ainda estarmos sofrendo com esta histeria mundial insana, faz-se necessário aproveitarmos as revelações destes tempos difíceis para tentarmos melhorar daqui para a frente! Que tudo o que vivemos não seja em vão.

Lucas Meira – Rio de Janeiro/RJ

 

Renovação de frota

Não só a frota de caminhões deveria ser renovada. Mas os automóveis todos em geral. Além da poluição, geralmente, são veículos velhos e sem manutenção que acabam por estragar no meio da estrada e ocasionar ainda mais prejuízos à população. Como diz meu avô, lugar de sucata é no ferro velho, não rodando por aí.

Robson Lima – Campo Grande/MS

 

Nova década

Realmente, como escreveu o Dr. Dirceu no artigo, já sabemos o que fazer para melhor o trânsito no Brasil faz tempo. O que falta é vontade política das autoridades para colocar em execução os planos apresentados por aqueles que indiretamente mostram o que fazer. Coisas a curto, médio e longo prazo precisam ser implantadas para mudarmos esta tragédia atual.

Carlos Freitas – Joinville/SC

 

Distração

Impressionante esse estudo que mostra que 18% dos acidentes de carro no mundo têm como causa a distração ao volante. É terrível pensar que, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por causa da desatenção. Temos todos que colocar a mão na consciência e pensar em tudo o que está em jogo.

Mônica Godoy – Porto Alegra/RS

 

 

Carros elétricos

Que pena que o silêncio dos motores dos carros elétricos se tornaram um problema. Seria tão bom uma redução da poluição sonora por parte do barulho dos motores. Mas o nosso mundo não está preparado para tamanha tecnologia. E o jeito é exigir que os carros elétricos emitam um som para alertar pedestres e outros motoristas de sua aproximação. Segurança em primeiro lugar sempre!

Delber Guerreiro – Curitiba/PR

 

Março de 2022
30 de Março, de 2022

Ciclistas

Concordo totalmente com o presidente Roberto Bentes! BR não é para ciclistas. Aliás, nem para motocicletas de baixa cilindrada, nem carro velho... Enfim, como bem ressaltou o artigo, não é apenas questão de habilidade. Tem a ver com circunstâncias que estão totalmente fora do controle da maioria dos condutores. Com o diferencial que, no caso das bicicletas, a fragilidade é ainda mais gritante e fatal.

Sônia Meira – Campo Grande/MS

 

Vacina de cidadania

Sem dúvida alguma, como bem escreveu o Dr. José Roberto, se o acidente de trânsito é uma doença, o remédio está na formação dos condutores, na educação continuada para o trânsito e num programa permanente de redução de acidentes - verdadeira vacina de cidadania. Que nas eleições que se aproximam, possamos votar em quem está de verdade comprometido em salvar o Brasil pela educação.

Jeferson Fortes – São Paulo/SP

 

Incapacitados

Realmente, é desesperador o que assistimos no trânsito brasileiro. Precisamos acordar e atuar de maneira a reduzir os percentuais de incapacidades permanentes e óbitos, como destacou o dr. Dirceu Rodrigues. A preocupação com nossos sinistros de trânsito precisa ser generalizada. Necessitamos urgentemente de ações radicais das autoridades, das montadoras, dos órgãos competentes e de toda a sociedade.

Simone Borges – Brasília/DF

 

Frota

É muito triste perceber o processo de desindustrialização vivido no Brasil nos últimos anos. Basta um simples passeio pelas ruas que é visível o envelhecimento da frota do Brasil. Além de mostrar claramente o empobrecimento da população como um todo, carros mais velhos têm maior possibilidade de apresentar defeitos e provocar acidentes, lentidão no trânsito e emitir mais poluentes se não forem feitas as manutenções corretas.

Cláudia Duarte – Rio de Janeiro/RJ

 

DPVAT

Muito bom o acordo da Caixa acordo para agilizar processos do DPVAT! Na era da informatização, era o mínimo que se esperava. Finalmente, os magistrados da Justiça Federal têm acesso direto às informações do DPVAT, no âmbito da análise técnica realizada administrativamente pela Caixa. O cidadão agradece!

Carlos Germano – Belo Horizonte/MG

 

R$ 12,19 bilhões

Mais de 12 bilhões de reais gastos com acidentes nas rodovias federais no Brasil em 2021! É muita grana! Isso sem falar na perda inestimável para as milhares de famílias enlutadas. Enquanto isso, foi investido nessas mesmas rodovias pelo governo federal, menos da metade do montante. Um disparate sem tamanho. Uma tristeza sem fim.

Bianca Oliveira – São José/SC

 

Túnel subaquático

Gente! Confesso que bateu uma inveja santa ao ver as imagens fictícias do tão esperado túnel subaquático que deve ligar a cidade de Navegantes à Itajaí. Por que não começam a pensar num desses aqui em Florianópolis? Se bem que aqui, nem um simples transporte marítimo conseguem implantar. Imagina uma obra deste porte?

Mônica Whitti – Florianópolis/SC

 

Golpe

Como já diria a máxima popular: o golpe está aí, cai quem quer. Sinceramente, não entendo quem ainda cai nesses golpes. Sério! Um domínio ponto com barra gov.br é muito óbvio que não se trata do real. Gente! Façam o favor de tomar mais cuidado. Chega a ser ridículo alguém ainda cair nessa.

Sérgio Coelho – Joinville/SC

 

Taiwan

Realmente impactante a ideia das autoridades da cidade de Kaohsiung, em Taiwan. Prestar serviços comunitários limpando o necrotério local - como a sala de crematório e os freezers para conservação dos corpos - certamente fará esses motoristas bêbados refletirem no que andam fazendo no trânsito.

Orlei Quadros – Curitiba/PR

Fevereiro de 2022
25 de Fevereiro, de 2022

Garagem

Confesso que não senti nenhum um pingo de pena da motorista que teve seu carro atacado por estacionar em frente à garagem particular. Para mim, ela agiu de maneira desrespeitosa primeiro e mereceu a punição. Todavia, como vivemos em uma sociedade dita organizada, sabemos que o correto seria chamar a polícia. Mas e o tempo perdido pelo dono da garagem que não pode usufruir do seu direito de ir e vir?

Valdemir Gazeta – Brasília/DF

 

Máquinas de Matar

Um absurdo esta nova moda entre caminhoneiros. Caminhões arqueados, além de feios, ainda representam um enorme perigo para todos os que precisam transitar pelas estradas do nosso país. Como bem destacou o presidente do Monatran, esta descaracterização dos veículos deveria ser proibida e passível de apreensão dos caminhões. Sinceramente, fico impressionado com a falta de noção de alguns seres humanos.

Sérgio Marquese – Campo Grande/MS

 

Multado injustamente

Impressionante este relato do motorista que não possui o braço esquerdo ser multado por entrar com o carro na garagem de seu próprio restaurante com o braço pra fora. Só posso lamentar pela falta de atenção do agente responsável pela aplicação da multa. Eu morro e não vejo tudo.

Cenira Sales – Cuiabá/MT

 

Notifica gov.br

Aquela notificação que ninguém quer receber, mas não tira os méritos do governo. Em tempos de tanta tecnologia, sempre achei ridículo que as multas viessem pelo correio. Fora o gasto desnecessário com impressão e correios, ainda corria-se o risco de ser extraviado. Parabéns aos envolvidos pela nova plataforma!

Sidney Andreas – São Paulo/SP

 

Nosso poder

Muito bom o artigo do Dr. José Roberto Dias! Neste ano, não podemos deixar de exercer o único poder que ainda temos em nossas mãos. Ninguém merece ser governado por esses políticos despreocupados com o futuro da Nação. E quem gosta de falar que vota nulo, presta atenção, que isso não te exime da responsabilidade. Aliás, muito pelo contrário, te faz cumplice de quem escolher o resultado.

Angela Lima – Rio de Janeiro/RJ

 

Ressaca

Importantíssimos os esclarecimentos do Dr. Dirceu. Tem gente que acha que os efeitos da ressaca passam em poucas horas, mas a verdade é que o álcool continua ali fazendo os seus estragos. Tenho horror a bebida. Sofri muito com meu pai bêbado e, por mim, essa bebida deveria ser banida do planeta. Coisa mais desnecessária da vida.

Simone Frias – Belo Horizonte/MG

 

Parcelamento

Brasileiro gosta mesmo de um crediário né? Agora até multa parcelada caiu no gosto do contribuinte. Sorte do governo que garante a sua arrecadação. Mas será que o efeito educativo da multa não diminuiu com essa facilidade?

Cleiton Garras – Porto Alegre/RS

 

Pontes

Sinceramente, não entendo porque tanta demora nesse lançamento do edital para obras de manutenção das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Só espero que o TCE não encontre nenhuma irregularidade depois do processo concluído. Ninguém merece tanta demora e ineficiência.

Felipe Manoel – Florianópolis/SC

 

ICMS

Ano de eleição é uma beleza! Até congelamento do ICMS dos combustíveis já tivemos. Só espero que a bomba após 2 de outubro não seja muito grande, porque a vida já está difícil do jeito que está. O que menos precisamos agora é de ações puramente eleitoreiras.

Daniel de Souza – São José/SC

 

Gesto obsceno

Muito bom esse projeto de lei que torna infração de trânsito o ato de praticar gesto obsceno ao dirigir. Já cansei de ver brigas de trânsito ocorrendo por consequência de um dedo levantado. Quem sabe assim, os nervosinhos de plantão ganham um chá de educação.

Arlete Zimermman – Joinville/SC

 

Agosto de 2021
26 de Agosto, de 2021

Contorno Viário
Essa história do Contorno Viário da Grande Florianópolis é uma tremenda brincadeira de mal gosto. Anos de atraso na contrapartida para a população, enquanto a concessionária só ganha em cima do contribuinte e ainda se sente no direito de aplicar diversos reajustes na tarifa. É um absurdo! Você passa pelas obras e vê um gato pingado de trabalhadores na ativa, um viaduto isolado no meio do nada e até mesmo o básico, que seriam as vias, eles ficam enrolando pra fazer.
Melquíades Valentim – São José/SC

Audição x Visão
Bem interessante a nota sobre o estudo que mostrou que  as pessoas que estavam se concentrando em algo visual, diminuem a capacidade de resposta de seus nervos auditivos. Meu marido sempre pede silêncio quando precisa prestar mais atenção no trânsito e eu achava que era frescura. Mas agora vejo que ele tinha razão.
Caroline Ramos – Campo Grande/MS

Perto do Fim
Cheguei a me emocionar com o artigo do presidente Roberto Bentes. Finalmente, acredito que é possível estarmos mesmo chegando perto do fim desta pandemia maldita. Todavia, como bem observou o terror das mortes no trânsito continua aí provocando dor para milhares de famílias e pouca gente parece se preocupar com isso.
Sheila Valverde – Brasília/DF

Etanol
Espero que este centro de pesquisas de biocombustíveis da Volksvagen construído no Brasil ajude a população brasileira a ter acesso à combustíveis mais baratos, além de ecologicamente corretos. O preço dos combustíveis fósseis está um absurdo e eu não vejo outra saída a não ser criar alternativas de concorrência.
Mauro Chaves – São Paulo/SP

Procon
Sinceramente, achei ridícula esta história do porco que caiu do caminhão na BR-101. Embora concorde com o Procon que a concessionária Arteris deva a ser a responsável por atender animais acidentados na via, no caso em questão, o porco estava sendo levado para o abate, pra que fazer todo esse auê, buscando recursos para cirurgia do animal? Façam-me um favor, tanta criança precisando, e o povo se mobilizando para gastar milhares de reais com um animal que já tinha destino determinado. Revoltante!
Mônica Alves – Biguaçu/SC

Disromper
Como sempre preciso em suas colocações, o Dr. José Roberto Dias chama a atenção para algo extremamente preocupante nas universidades brasileiras: elas não são disruptivas e com isso obrigam o Brasil a continuar na sua senda colonial. Estamos à deriva do desenvolvimento mundial e romper com isso é mais do que uma obrigação!
Jonatas Kunhen – Rio de Janeiro/RJ

Ciretran
A nova unidade do Ciretran no Floripa Airport ficou linda! Mas acho um absurdo a população ser obrigada a pagar estacionamento para poder usar os serviços do Detran. Da mesma forma que a unidade de São José, no Mundo Car Mais Shopping, não tem como acessar o órgão sem ter que gastar com o estacionamento.
Félix Paulino – Florianópolis/SC

Gestor de Frota
Como sempre muito didático, o Dr. Dirceu tocou em um assunto muito importante: O verdadeiro líder tem a obrigação de zelar pela integridade física e mental do seu colaborador além de sua frota. Lamentavelmente, esta não é a realidade da maior parte das empresas e instituições, mas o importante é não desistirmos de tentar fazer diferente.
Juliano Gomes – Porto Alegre/RS

Controle de Velocidade
O povo vive reclamando dos radares, mas a verdade é que no nosso Brasil, a única forma de tentar controlar os apressadinhos do volante é com multa. Aliás, na minha opinião, deveria até ter mais radares e, de preferência, aqueles que calculam a velocidade média, pois é fato que a maioria só reduz em cima do radar pra não levar a multa. Ainda assim, melhor do que nada.
Sérgio Coelho – Belém/PA

Câncer de Mama
Apesar de louvável a intenção da deputada Tereza Nelma, creio que a prevenção do câncer de mama deveria receber recursos de outras fontes, não das multas de trânsito. Se já não temos praticamente campanhas educativas em prevenção aos acidentes de trânsito, mesmo com os recursos do Funset, imagina se os parlamentares começarem a fatiar os recursos que deveriam servir para a educação no trânsito?
Arlete Zimermman – Jaraguá do Sul/SC

Cadeirinha
Muito esclarecedora a matéria sobre o momento ideal para a criança deixar de usar a cadeirinha ou o chamado assento de elevação. Muita gente fica dando palpite furado, levando em conta apenas a idade da criança, quando na verdade, a questão é puramente física: o uso do cinto em criança estará correto se passar diagonalmente pelo peito, sem tocar o pescoço ou o rosto da criança.
Simone Ramos – Campo Grande/MS

Incêndio
Que transtorno esta tragédia ocorrida no Detran do Rio Grande do Sul. Ainda bem que as perdas foram apenas materiais. Meu desejo é apenas que os motoristas infratores que foram beneficiados com a perda dos documentos reflitam na colher de chá que estão recebendo do universo e mudem suas atitudes no trânsito.
Carlos Moisman – Curitiba/PR