Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasContorno viário: concluída escavação do último túnel
Imagem Contato
29 de Setembro, de 2023
Notícias
|
By ELLEN BRUEHMUELLER
Contorno viário: concluída escavação do último túnel

No dia 15 de setembro, a Arteris Litoral Sul registrou um importante marco na construção da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis: o fim da escavação subterrânea no último túnel da obra. O encontro das frentes de trabalho ocorreu na pista Norte do Túnel 2 - a pista Sul do dispositivo já havia registrado o marco em julho deste ano.

A partir de agora, os trabalhos seguem para a fase de escavação do rebaixo e revestimento do túnel, que permitirão a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento.

O diretor superintendente da Arteris Regional Sul, Antônio Cesar Ribas Sass, foi o responsável por acionar o dispositivo, que garantiu a última detonação de um túnel do Contorno, e reforça a importância desse marco. "A realização da última detonação no Contorno Viário de Florianópolis marca um momento verdadeiramente especial. Neste momento significativo, unimos forças com diretores, trabalhadores da Arteris e da construtora Aterpa, a empresa responsável pela construção. Expresso meu profundo agradecimento a todos que dedicaram seu esforço ao projeto. Foi uma experiência gratificante liderar o último disparo, pois pude reconhecer o valor incalculável desse empreendimento. Representei cada trabalhador envolvido, desde operários que concretam até os engenheiros e técnicos. Foi uma honra", celebrou.

As pistas Norte e Sul do Túnel 2 têm 907 metros de extensão, altura variada de 10 a 12 metros, 15 metros de largura e duas faixas de rolamento, acostamento e rotas de fuga para pedestres.

Nos demais túneis do Contorno Viário os trabalhos seguem avançando. O túnel 4, na divisa entre os municípios de Biguaçu e São José, já teve as obras civis concluídas e está em fase de instalação dos equipamentos de segurança. Já os túneis 1 e 3 estão em fase final de pavimentação, e em paralelo, recebem os serviços de instalação dos dispositivos de segurança.