Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasCuidados no trânsito em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo
Imagem Contato
27 de Novembro, de 2022
Notícias
|
By ELLEN BRUEHMUELLER
Cuidados no trânsito em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo

A Copa do Mundo começou no último dia 20 de novembro e o Brasil estreou cheio de garra, acendendo a esperança de que muitos jogos vêm por aí. No entanto, para que os dias de jogo da seleção canarinho sejam repletos de comemorações é preciso ter atenção e cuidado durante o trajeto do trabalho para a casa ou para assistir aos jogos com amigos ou familiares.

Pensando nisso, alguns órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, como o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), estão intensificando as operações de conscientização e fiscalização para que a segurança no trânsito não seja prejudicada neste período.

Para deixar claras as regras do trânsito, serão feitas campanhas educativas na mídia, ação de conscientização nas ruas, parques e bares, além de reforço na fiscalização.

Bebida alcoólica

A ingestão de bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco dos acidentes de trânsito com vítimas fatais. Além de tudo há um considerável aumento do consumo em dias de jogos do Brasil na Copa, assim como nas festas de final de ano.

Para tanto, estão previstas aproximadamente centenas de operações de policiamento e fiscalização de trânsito em todo país, divididas em operações do tipo blitz, operações de patrulhamento e operações de pontos de demonstração. Além de outras operações integradas de segurança pública.

Desta forma, os Detrans consideram que há de se garantir mais segurança a todos os usuários das vias. Dessa forma, não permitindo que as celebrações e confraternização deem espaço às tragédias no trânsito.

O advogado Frederico Brusamolin, especialista em Direito Penal, Internacional e Europeu pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu (IDPEE), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Portugal, ressalta a necessidade de se respeitar as leis de trânsito. Além disso, não dirigir caso consuma qualquer bebida alcóolica.

“Respeitar as leis de trânsito é de extrema importância, sobretudo em épocas como a Copa do Mundo, pois, como em qualquer época festiva, as pessoas acabam relativizando os riscos que tal prática carrega. Logo, a fim de se evitar que as comemorações na Copa do Mundo se tornem acidentes de trânsito, ações como o motorista da rodada, prática em que um do grupo de amigos não consome qualquer bebida alcoólica porque dará carona para todos os outros, e o deslocamento entre os lugares por meio de táxis ou carros de aplicativo são boas ideias para se colocar em prática”, alerta e sugere Brusamolin.

Por fim, o especialista acrescenta ainda que considera-se a embriaguez ao volante crime, com pena de até três anos. Além disso, com suspensão do direito de dirigir por pelo menos 12 meses. As multas, nesses casos, para aquele que for flagrado embriagado ou se recusar ao exame de bafômetro – etilômetro, é de quase R$ 3.000,00.