Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasDesafios do Turismo: Uma Perspectiva sobre o Trânsito em Florianópolis
Imagem Contato
25 de Fevereiro, de 2024
Notícias
|
By JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DIAS
Desafios do Turismo: Uma Perspectiva sobre o Trânsito em Florianópolis

Durante o auge das férias de verão, discutimos os desafios do trânsito congestionado. Destacamos a conexão íntima entre a escolha de destinos turísticos e a busca para escapar do estresse cotidiano, muitas vezes, exacerbado pelo caos do tráfego.

Imagine a decepção daqueles que, ao escolherem um destino turístico, se deparam apenas com mais congestionamento, trocando um engarrafamento por outro.

Ficar preso no trânsito é uma situação frustrante que todos já enfrentamos. As ruas lotadas, os carros mal se movendo –  é o que define o congestionamento. Quando a situação se agrava e os carros ficam parados, temos um verdadeiro engarrafamento.

E não somos os únicos a sentir essa frustração. Todos os motoristas compartilham desse sentimento. As soluções propostas, como adicionar mais faixas às estradas, nem sempre resolvem o problema e podem até piorá-lo.

Para entender melhor, pense no tráfego como um fluxo de líquido. Às vezes, um pequeno problema, como um carro freando bruscamente, pode desencadear um efeito dominó que paralisa todo o fluxo de tráfego.

Essa situação é ainda mais complicada quando melhorias são feitas em pontos turísticos, atraindo ainda mais pessoas. É o que está acontecendo em Florianópolis, onde praias estão sendo ampliadas para atrair mais turistas, sem investimentos concomitantes em infraestrutura.

Ampliar as praias durante a temporada de verão pode até parecer uma boa ideia, isoladamente, mas falta uma visão mais ampla por parte das autoridades locais.

A demanda no Norte da Ilha por serviços públicos, como hospitais, esgotos, banheiros fixos e gratuitos nas praias, segurança, bombeiros e novos modais de transporte, como monotrilho e transporte marítimo de qualidade, é mais do que urgente.

Enquanto alguns buscam ganhar votos e a simpatia dos turistas, os problemas de trânsito persistem. Os congestionamentos afetam não apenas os moradores, mas também a experiência dos visitantes, que levam essa frustração consigo, mesmo durante as tão esperadas férias de verão.

Apesar dos desafios, a beleza natural de Florianópolis continua incontestável, com suas praias deslumbrantes e a lua brilhante refletindo nas águas.

As eleições se aproximam, mas é importante lembrar que a verdadeira beleza da ilha vai além das questões político-administrativas e do trânsito caótico.