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29 de Abril, de 2024
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By ELLEN BRUEHMUELLER
Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros é inaugurado em Santa Catarina

No dia 18 de abril, a Arteris, que administra rodovias em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, inaugurou o primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros da BR-101 e de todo o estado de Santa Catarina. De acordo com a concessionária, a estrutura foi construída no km 220 da rodovia, na cidade de Palhoça, sob gestão da Arteris Litoral Sul.

O evento contou com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho, da secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, do superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Roger Pêgas e autoridades de Santa Catarina, além de líderes da Arteris, como o diretor-presidente, Sergio Garcia, e o diretor-superintendente César Sass.

“Ao proporcionar áreas adequadas para repouso e descanso dos caminhoneiros, promovemos a segurança nas rodovias e valorizamos esses profissionais essenciais para a economia nacional. Esse é um passo significativo para melhorar as condições de trabalho e garantir viagens mais seguras para todos”, disse o ministro Renan Filho.

De acordo com a Arteris, o investimento foi de R$17,5 milhões. Além disso, o ponto de parada é fruto de uma reivindicação para garantir mais conforto e segurança aos mais de 10 mil motoristas de veículos pesados que passam diariamente pelo trecho que faz parte do Corredor do Mercosul, importante para a integração ao comércio internacional e, consequentemente, para o desenvolvimento da região Sul e de todo o Brasil.

Política Nacional de Implantação de PPDs

Na ocasião, o ministro ainda assinou uma portaria que estabelece a Política Nacional de Implantação de PPDs em rodovias federais. Conforme a medida, a intenção é garantir condições adequadas de repouso para os motoristas profissionais. E, dessa forma, aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de sinistros.

A portaria estabelece obrigatoriedade de implantação de ao menos um PPD nos contratos de concessão em vigor, priorizando sua operação até 2025. Além disso, a norma define que todos os estudos de projetos de concessão de rodovias devem incluir pelo menos um PPD. Com previsão de operação até o terceiro ano de contrato.

Para rodovias sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) deve se avaliar a possibilidade de implantação de PPDs, considerando critérios como demanda de tráfego e segurança viária. A prioridade são os principais corredores logísticos do país.

“A entrega do PPD possibilita que caminhoneiros cumpram, sem custo adicional, as suas horas de descanso obrigatório, garantindo assim melhores condições de trabalho e colaborando com a segurança nas estradas”, afirma o diretor-presidente da Arteris, Sergio Garcia.