Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasTransporte marítimo da Grande Florianópolis terá embarcação para 960 passageiros
Imagem Contato
11 de Fevereiro, de 2021
Notícias
|
By ELLEN BRUEHMUELLER
Transporte marítimo da Grande Florianópolis terá embarcação para 960 passageiros

O esperado transporte marítimo da Grande Florianópolis deve iniciar em 2024. Esta é a nova projeção do governo do Estado para o modal tão esperado.  Mais uma etapa foi vencida no dia 5 de fevereiro quando,  em agosto do ano passado,  técnicos do Poder Executivo e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  entregaram os estudos para o governador Carlos Moisés da Silva. A tarifa projetada, diferentemente dos estudos anteriores, prevê um valor mais barato para tarifa: R$ 6,50 e não R$16 conforme cálculos na gestão passada. Não haverá subsídio. A conclusão atual é que há demanda para o modelo.

O material  utilizou dados do Plamus e novas análises coletadas. O BID conta com 4 consultores e dois técnicos trabalhando neste projeto. Não há custo para o Estado. A instituição financeira será remunerada pela concessão.

Serão cinco rotas e as análises levaram em consideração três pontos: demanda, engenharia e viabilidade econômica.

Dois tipos de embarcações deverão ser utilizadas: Ferryboat e para passageiros. A rota entre Florianópolis e São José, por exemplo, teria embarcação para 960 lugares.

Agora, a ideia será levada à Casa Civil para construir o sistema em conjunto com as prefeituras e organizar as audiências públicas. Trata-se de uma questão, também, estratégica. O governo entende que projeto precisa ter autoria conjunta para que o ganho político seja coletivo e sem um único “pai da criança”.

Após a etapa política e de consultas públicas, volta ao BID para a coleta de documentação. Espera-se o lançamento do edital até o final de 2022 e o início da operação para 2024. A concessão será de 35 anos.

Será que agora, afinal, o projeto sairá da maquete?