Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasUma vida, uma missão
Imagem Contato
24 de Março, de 2024
Notícias
|
By ELLEN BRUEHMUELLER
Uma vida, uma missão

Há cerca de um ano, o vira-lata Perneta perdeu uma das patinhas depois de ser atropelado na BR 101, em São José, na Grande Florianópolis. Após o acidente, foi resgatado pelo protetor Paulo Santangelo e levado à clínica veterinária onde ficou por duas semanas em tratamento. Hoje, recuperado, vive normalmente mesmo sem uma das patinhas, e recebe todo o amor do cuidador, junto com vários outros amiguinhos.

 

Perneta é um dos cerca de 400 animais que estão sob os cuidados e carinho de Paulo, engenheiro carioca que, ao se mudar para Santa Catarina, transformou completamente a vida para se dedicar integralmente ao resgate, à proteção e ao amor aos animais. Uma missão que já ultrapassa uma década.

 

Em 2010, Paulo, que trabalhava como engenheiro de comunicações em uma multinacional, foi transferido para Florianópolis e decidiu morar na Guarda do Embaú. No percurso de casa até o trabalho em Capoeiras, ao passar por vários locais, percebeu que havia muitos cachorros abandonados e decidiu que precisava fazer algo.

 

Foi então que, em 2012, resgatou um cachorro atropelado. Devido à mandíbula quebrada, o chamou de Mandíbula, e o tratou até ficar totalmente recuperado. Paulo começou a participar de feiras de adoção até conseguir um novo lar para o Mandíbula. Foi assim que o rapaz que sempre morou em apartamento, em cidade grande, e nunca teve animal de estimação, iniciou uma verdadeira transformação na própria vida e na de centenas de cachorros.

 

Na mesma época, todos os dias outra cadelinha começou a aparecer na porta do engenheiro que, passou a alimentá-la. Depois de um tempo ela não voltou mais, trazendo preocupação a Paulo. Quando retornou, estava magra, mas com as maminhas inchadas. Novamente o engenheiro cuidou dela e, desta vez, acolheu dentro de casa. Na volta do trabalho, encontrou tudo destruído.

 

Nos dias seguintes, a cadelinha continuou inquieta e Paulo imaginou que estivesse grávida. A levou em duas clínicas veterinárias até entender o que realmente estava acontecendo. “O veterinário me disse que ela já tinha tido os filhotes, então soltei e ela, imediatamente, correu para o meio do mato. Ficou dois ou três dias sem aparecer e quando voltou, estava com as tetas praticamente murchas e com os três filhotes. Foi ela, que chamei de Dorinha, que tocou meu coração em Santa Catarina e me deu uma lição de que eles precisam realmente da gente”, explica Paulo Santangelo.

 

Foi com Dorinha que Paulo entendeu seu novo propósito: cuidar e encontrar um novo lar para cachorros abandonados. No começo, levava para hospedagens particulares e arcava com os custos dos animais resgatados. Posteriormente, quando o número aumentou significativamente, Paulo se mudou para um sítio, onde hoje tem cerca de 400 cães, de todos os tamanhos, idades e raças.

 

Segundo o cuidador, todos os dias chegam novos animais ou pedidos de resgate. E ele, mesmo com os desafios, sempre ajuda. Quando os animais estão machucados, leva para clínica veterinária e paga do próprio bolso as despesas. Toda a renda do engenheiro hoje é voltada para os gastos com os cachorros. Algumas das contas na clínica veterinária passam de R$ 40 mil.

 

Uma das formas de colaborar com o projeto é a doação por meio dos planos recorrentes, valores que são descontados mensalmente do cartão de crédito, e utilizados para a compra de rações para os animais. Os planos partem de R$ 8,75 e as informações podem ser encontradas na página do Instagram @protetorpaulo. Na rede social, os interessados também podem preencher um formulário para adotar um cão ou as orientações para se tornar voluntário do projeto.

 

Apesar das dificuldades e dos gastos, Paulo não consegue se imaginar longe dos cachorros, seus mais fiéis companheiros. “Eles são as criaturas mais puras e inocentes, não reclamam de nada, mas em muitos casos são explorados pelos humanos e depois descartados como objetos. Os que têm a sorte de cair nas mãos de quem realmente os ama, são felizardos pois conseguiram o que sempre mereceram”, ressalta Paulo Santangelo.

 

PARA QUEM QUISER AJUDAR:

Paulo Protetor

Instagram: @protetorpaulo

Whats:  48 99616 8601