Férias, Viagens e Feriadões Precisam Ser Bem Curtidos.
Cuidados importantes na direção veicular nesse período:
1. Alimentação: Para dirigir faça refeições leves, preferindo legumes, verduras e frutas. Evite frituras, gorduras, refrigerantes e condimentos, isto produz distensão abdominal, flatulência, torpor e sonolência.
2. Sono: Durma pelo menos 08 (oito) horas noturnas imediatamente antes do início da sua viagem. Lembre-se que fadiga e sono são fatores comuns para a ocorrência do sinistro. Ao dirigir, sentiu sono, pare em local seguro e durma o quanto necessário.
3. Horário: A viagem deve ser iniciada pela manhã, logo após o acordar, nunca à noite após trabalho.
4. Cinto de Segurança: Observe uso do cinto de segurança tanto no banco dianteiro como no trazeiro.
5. Cadeirinha: Veja o assento de segurança para criança.
6. Objetos, Bolsas: Não deixe nenhum objeto solto.
7. Airbag: Não fique muito próximo do ponto indicado do airbag.
8. Mal tempo: Pare em local seguro em caso de chuva, neblina.
9. Tempo na Direção: Recomenda-se que a cada 02 (duas) horas de direção veicular seja necessária uma pausa de 15 (quinze) minutos, quando o motorista deve deixar o veículo e fazer uma caminhada ao redor do mesmo e alongamentos, sempre em local seguro. Passageiros devem fazer o mesmo.
Não recomendamos que se dirija por mais de 06 (seis) horas por dia. Após, devemos dormir de 07 a 08 (oito) horas para cada nova jornada de 06 (seis) horas.
10. Sobrecarga do Veículo: Conduza apenas o número máximo de pessoas permitido para o seu veículo. Cuidado com a carga, não exagere, distribua de maneira regular, não deixe nada solto dentro do veículo. Qualquer objeto solto pode produzir lesão em alguém. O excesso de peso poderá ser causa de sinistro.
11. Combustível: Se você está com a carga máxima do veículo, não encha totalmente o tanque de combustível. Assim você aumenta o peso, aumenta o consumo e fica susceptível a sinistro. Pare no caminho coloque um pouco mais de combustível quando for necessário.
12. Animais: Cuidado com animais de estimação soltos no interior do veículo. Mantenha-os no banco traseiro, dentro de uma gaiola ou com coleira e sinto próprio com supervisão de um adulto. A movimentação do animal pode gerar problemas para o motorista.
13. Álcool e Drogas: Da mesma forma, ambos levam inicialmente a euforia e logo depressão, redução dos reflexos, perda do medo e consequências graves.
14. Cigarro e Telefone Celular: São condições inseguras na direção veicular. O cigarro gera problemas respiratórios para os passageiros. A brasa ao cair sobre o motorista, certamente irá ocasionar sinistro. O telefone celular tira a atenção, concentração, diminui os reflexos e propicia o sinistro.
15. Inspeção do Veículo: A inspeção do veículo é necessária antes e durante a viagem. A máquina, pneus, suspensão, freios, lanternas, faróis etc., devem estar em perfeitas condições e sempre revisados nas paradas.
16. Ar-Condicionado: Faça manutenção e higienização dos filtros e canaletas. Este é um equipamento que pode jogar no interior do veículo microrganismos que irão produzir as doenças respiratórias. As crianças, gestantes e idosos são mais susceptíveis.
17. Cuidado com Medicamentos: Alguns medicamentos são capazes de apresentar efeitos colaterais produzindo sono, torpor, reduzindo reflexos etc. Isto gera sinistros.
18. Hidratação: Com excesso de calor, mantenha todos bem hidratados e o ambiente bem ventilado.
19. Necessidade Fisiológica: Procure parar em locais em que o banheiro tenha boa higienização. Lembre-se que os animais ficam estressados e que também necessitam de pausa para alimentação, ingerir líquidos e para as necessidades fisiológicas.
20. Pressa: Quem dirige de férias não pode ter pressa. A pressa é fator indutor de sinistro. Se notar que isto está acontecendo com você, pare, salte, ande, faça alongamento, respire e acalme – se. É muito comum essa pressa surgir quando já estamos bem próximo do nosso destino, e é aí, que surge o sinistro. Breque e vá devagar. Deixe os passageiros reclamarem que está custando a chegar. Todos precisam chegar e bem.
21. Calor: Pode produzir além do desconforto, sinais e sintomas como hipotensão, tonteiras, palidez cutânea, sudorese, intermação (aumento excessivo da temperatura do corpo), insolação (por exposição aos raios solares), convulsão e morte.
Lembre-se, temos outras férias, feriadões e viagens que precisamos aproveitar.
“Vá e Volte”
“Boa viagem”.
Diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)