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21 de Julho, de 2024
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By ELLEN BRUEHMUELLER
Audiência do Fórum Parlamentar Catarinense relaciona demandas para a mobilidade no estado

Com o objetivo de discutir a atualização do contrato de concessão do trecho norte da BR-101 e considerar possíveis obras de mobilidade ao longo da estrada que atravessa o estado de Norte a Sul, foi realizado no dia 19 de julho, em São José, mais um encontro organizado pelo Fórum Parlamentar Catarinense. O evento reuniu dirigentes da Arteris Litoral Sul - empresa responsável pela infraestrutura do trecho da rodovia federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de parlamentares, prefeitos da Grande Florianópolis, entidades representativas e membros da comunidade da região. 

Comandado pelo deputado Valdir Cobalchini, o Fórum relacionou inúmeras demandas entregues aos dirigentes da Arteris Litoral Sul, visando otimizar o contrato de concessão do trecho Norte da BR-101. Entre a solicitações estão intervenções nos Morro dos Cavalos, construção de um túnel na região e a criação de uma rodovia paralela a BR-101. O contrato de 15 anos ainda tem oito de vigência e será renovado por mais 15 anos.

Cobalchini ressaltou a necessidade de buscar soluções e estabelecer um cronograma de ações. “Que não se espere e comece em 2025, o que é prioridade. A ANTT já tem estudos e projetos para que essas obras sejam iniciadas.” Entre as pendências da BR-101, citou a necessidade de faixas adicionais, vias marginais e paralelas, pontes e passarelas. Disse que Santa Catarina só tem duas rodovias concessionadas, as BRs 101 e 116, pouco para o tamanho da economia do estado.

Sobre o contorno viário, com data de inauguração para dia 9 de agosto, disse que a principal pendência é o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com audiência marcada para o dia 13 de agosto para tratar do assunto.

Análise técnica - O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, enfatizou a responsabilidade conjunta na decisão de renovação do contrato de concessão do trecho norte da BR-101. "É crucial uma verificação técnica criteriosa para assegurar que as propostas tragam os benefícios necessários, evitando o colapso da rodovia até 2048. Precisamos antecipar necessidades de maneira proativa, evitando ações reativas como as quais lidamos hoje, para garantir maior eficiência logística e segurança para os usuários", afirmou.

O presidente da FIESC também questionou a ausência de um cronograma detalhado para a implementação das propostas, solicitou mais informações sobre a implantação do sistema free flow na rodovia e sugeriu a possibilidade de um pedágio variável. A ideia seria aplicar tarifas mais baixas em horários de menor fluxo, redistribuindo o tráfego ao longo do dia e melhorando a eficiência da via.