Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Artigos

O Caos da Falta de Mobilidade

novembro/2017 - Ildo Raimundo Rosa

A expansão urbana de todas as nossas cidades, em razão do crescente atrativo de nossos conglomerados urbanos, somados a consolidação do automóvel como símbolo de status e de ascensão social vem planteando, muitas vezes de forma inesperada, o enfrentamento de demandas reprimidas onde o custo da mobilidade, cada vez mais significativa no bolso do cidadão, impõe-se como o custo de maior repercussão no cotidiano das pessoas.

O impacto na economia gerado por essa crescente distorção muitas vezes nem sequer consegue ser calculado gerando despesas cada vez mais imprevistas onde o caos detectado na Petrobrás por simples má gestão, corre o risco de transferir para nossas realidades colocando em risco a saúde física e mental de muitas pessoas já acostumadas a dispor do seu veículo sem conseguir sequer cogitar em sua extinção.

Enquanto isso a indústria automobilística, tão preocupada com o efeito da crise, intercala a propaganda de seus crescentes produtos com a alta incidência do uso de veículos trafegando em rodovias colapsadas, mal conservadas e de difícil acesso.

Percebe-se cada vez mais que o melhor enfrentamento de todas essas questões só poderá advir a partir da adoção de medidas multidisciplinares onde todos e cada um vá se conscientizando de seu papel e da sua necessidade imperiosa em colocá-lo em prática.

A busca de medidas emergenciais para o enfrentamento da crise demanda a participação de todos, munidos de poder decisório, imbuídos no sentido de resolver sem recorrer a intermináveis conferÊncias ou estudos “meta físicos”, onde são dispendidos milhões sem nenhum resultado prático.

Parece óbvio que um problema de tal monta tenha seu impacto maior nos países onde a crise se faz presente de forma mais incisiva recaindo sobre o desemprego a falta de oportunidades, recessão e todas as inconveniências.

irrosa.jpg

Ildo Raimundo Rosa
Superintendente do IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Delegado aposentado da Policia Federal. Ex-secretário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Florianópolis. Membro do Conselho Deliberativo do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito. Presidente do Conen/SC.

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | 3324-0558 | 3333-7984 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.