Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Artigos

Ilusão ou má-fé?

setembro/2018 - Roberto Alvarez Bentes de Sá

Como era de se esperar, os primeiros dias das obras de construção da terceira pista da Via Expressa, na Capital Catarinense, foram marcados por filas intermináveis e muitos debates sobre a real “eficácia” da medida.

Para começar, é óbvio e evidente, que a tão propagandeada obra isolada não irá contribuir em nada para a solução do nosso já colapsado sistema de mobilidade urbana da Grande Florianópolis. Aliás, muito pelo contrário, irá apenas tumultuar o já caótico trânsito da atualidade e, no futuro, após concluída, a terceira pista trará ainda mais trânsito para o mesmo antigo gargalo da entrada da nossa única ponte de acesso à Ilha.

Diante desta tão simples constatação, nos perguntamos: seriam nossos gestores públicos apenas vítimas de mais esta ilusão travestida de solução para um dos maiores problemas da mobilidade de nossa região? Ou estariam eles agindo, deliberadamente, de má-fé para iludir a população, ao invés de tomarem medidas que sejam de fato eficientes?

Sinceramente, não conseguimos entender como que estes profissionais da gestão pública conseguem se equivocar tanto em questões tão básicas para o bem-estar e a segurança de quem os elegeu.

O pior é que não se trata de um caso isolado. A Ponte Hercílio Luz, por exemplo, está ficando pronta para estar novamente liberada ao tráfego e os acessos continuam os mesmos de décadas atrás. Ninguém sabe, ao certo, como ela será utilizada e cria-se muita expectativa em torno de uma ligação importantíssima, mas que vai jogar mais fluxo para a região central da cidade, que já não comporta a quantidade atual de veículos.

Na edição passada, falamos sobre o vergonhoso atraso das obras para a construção da via de acesso ao novo Aeroporto de Florianópolis. Também lamentamos o descaso dos órgãos responsáveis pela manutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. E a lista das decepções para com o poder público parece não ter fim.

De qualquer maneira, cabe a nós, sociedade civil organizada, continuarmos atentos a cada passo de quem nos governa e não nos calarmos perante às atitudes equivocadas e preocupantes que atingem a todos nós!

rabsa.jpg

Roberto Alvarez Bentes de Sá
Presidente do MONATRAN – Movimento Nacional de Educação no Trânsito

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | (48) 99981-1015 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.