Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Notícias

Jornal “O Monatran” & LHS

23/12/2017

No último mês de novembro, o jornal O Monatran completou oito anos de existência. Ao todo, foram 94 edições publicadas mensalmente, sem interrupções, do primeiro periódico do Brasil a tratar exclusivamente dos assuntos trânsito e mobilidade.

Entretanto, não tem como falar dessa jornada sem lembrar daquela edição histórica, publicada em novembro de 2009. Na capa, chamávamos a atenção para a dificuldade do Detran em suspender as CNHs dos motoristas que atingiam os 20 pontos no período de um ano por não haver um sistema de controle automático. Também anunciávamos cheios de esperança o lançamento da Década de Ação para a Segurança no Trânsito.

Todavia, a chamada principal destacava uma entrevista exclusiva com o então governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira - idealizador do Projeto de Reabilitação da Ponte Hercílio Luz. Quanta honra! Nossa primeira edição deixou registrada na história a atuação desse líder nato, visionário, que tornou a restauração da Ponte Hercílio Luz um projeto irreversível.

Por mais de uma década tive a oportunidade de conviver de perto com esta personalidade política catarinense e tenho certeza de que a tão sonhada reabertura da Ponte octagenária só será possível pela coragem de Luiz Henrique. Conheci um político raro, de comportamento singular, sempre atento aos problemas de quem o procurava. Conciliador. Não esquecia os compromissos assumidos. Sempre atencioso e respeitador. Não se negava a atender a um telefonema. Não fugia a qualquer contato. Tinha sempre uma palavra amiga, coisas raras na grande maioria dos políticos de hoje, que só aceitam um contato quando tem interesses de ordem particular e depois desaparecem. Tenho a satisfação de afirmar que ele nunca nos deixou sem uma resposta, atendendo a todos os nossos pedidos de audiência, telefonemas e solicitações, nem que fosse para dizer “tenha um pouco mais de paciência, Roberto”.

Defensor da mobilidade e da segurança viária e admirador do projeto desenvolvido pelo MONATRAN – Movimento Nacional de Educação no Trânsito, Luiz Henrique foi o maior responsável pela cessão da área de 5.000 m², localizada no Sapiens Parque, para a construção de mais uma iniciativa inédita no país, que englobará educação, desenvolvimento científico, tecnológico, social, ambiental, de pesquisa e de prevenção a acidentes de trânsito.

Era um mestre do tempo da administração e do tempo político. Um gigante também no cenário político nacional, Luiz Henrique marcou uma era da política de Santa Catarina e deixa cada vez mais saudade, especialmente, neste momento em que o Brasil sofre com a ausência de lideranças políticas sérias e coerentes.

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | (48) 99981-1015 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.