Monatran - Movimento Nacional de Educação no Trânsito

RSS

Enquete

Você aprova a implantação imediata do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis?

Notícias

20 anos: Monatran e CTB

24/1/2018

Neste ano, o MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito completa 20 anos de existência. Desde a sua fase embrionária, a entidade acompanhou de perto as discussões da criação do Código de Trânsito Brasileiro e,no mês em que a nova legislação entrou em vigor (janeiro de 1998), foi fundada a organização, sem fins lucrativos, pioneira na luta em prol da conscientização e educação para um trânsito mais humano e seguro.

Desta maneira, não há como chegarmos ao nosso vigésimo aniversário sem analisarmos os 20 anos do tão aguardado Código. Criado pela lei 9.503 e conhecido pela sua “modernidade”, o CTB tem 341 artigos e 688 resoluções inseridas ao longo do tempo, na tentativa de se buscar uma perfeição de normas.

Todavia, mesmo considerada louvável por muitos especialistas, a legislação ainda não tem sido suficiente para tirar o Brasil de uma posição nada invejável no ranking mundial de mortes no trânsito: o quarto lugar, depois da China, Índia e Nigéria.

Os dados oficiais mais “recentes” do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, são de 2015, quando 38.651 morreram vítimas de acidentes de trânsito. Sendo que é de conhecimento geral, que o quadro é ainda muito pior do que este dito oficial, especialmente, quando analisado o número de sequelados permanentes que, ano após ano, ultrapassa a marca de 400 mil.

Uma tragédia sem precedentes ocasionada pela soma de diversos fatores. O número de veículos nas ruas tem aumentado substancialmente, principalmente, as perigosas motocicletas; a conservação das estradas e da sinalização é precária; apesar de avanços tímidos em questões como a chamada Lei Seca, no geral, a fiscalização ainda é pífia; a interpretação da lei é divergente e o comportamento do judiciário, por vezes, é lamentável.

Por tudo isso, pouca coisa evoluiu nas últimas duas décadas e, certamente, só haverá um avanço substancial quando houver, de fato, o interesse por parte do Governo Federal. Os problemas são conhecidos por todos. Porém, nem mesmo em ano de eleição, se fala sobre o trânsito e suas mazelas.

Só a Lei não adianta. É preciso aplicabilidade! E isso envolve desde uma fiscalização eficiente e uma postura firme do judiciário, até a consciência de cada cidadão. Esperamos que daqui a 20 anos, toda essa tragédia seja apenas retratada nos livros de história, como mais um dos desafios vencidos por esta nação verde e amarela! Vida longa ao CTB! Vida longa ao Monatran!

Por Roberto Alvarez Bentes de Sá
Presidente do MONATRAN – Movimento Nacional de Educação no Trânsito

Leia on-line ou cadastre-se para receber o jornal em sua casa.

Fale Conosco: (48) 3223-4920 | (48) 99981-1015 ou pelo e-mail contato@monatran.org.br.